Livro de soja da Equipe SimulArroz alcança todo o RS


Por: Equipe SimulArroz

Equipe SimulArroz entregou cerca de 500 exemplares a todos os escritórios da Emater/RS-ASCAR. Outro agraciado foi o vice governador do estado, Paulo Cairoli.

Estender o conhecimento proporcionado pelo livro “Ecofisiologia da soja Visando Altas Produtividades” a todos os rincões do Rio Grande do Sul, com o objetivo de promover um novo pensar ao produtor rural. Este foi o ideal alcançado pela Equipe SimulArrroz, na tarde de quinta-feira, 30 de agosto, com a entrega de cerca de 500 exemplares da biografia a todos os escritórios da Emater/RS- ASCAR, que serão distribuídos nos 497 municípios do RS de abrangência da instituição.

A solenidade aconteceu na Casa da Emater/RS- ASCAR, no Parque de Exposições, em Esteio, RS, em meio à programação da 41ª Expointer. Além de integrantes da Equipe, autores do livro, e da cúpula de diretores e presidente da entidade, representantes de outras empresas do gênero se fizeram presente no encontro.

Presidente da Emater/RS-ASCAR, Iberê Orsi, recebe livro “Ecofisiologia da soja visando Altas Produtividades” de integrantes da Equipe.

Iberê Orsi, presidente da Emater/RS- ASCAR entende que a difusão do conteúdo se faz necessária e deve atingir a todos na escala produtiva da cultura. Ele qualifica como “espetacular a iniciativa” ao promover o diálogo entre as áreas do conhecimento e o campo. “É uma das melhores parcerias que eu vejo. A academia e a extensão rural estão juntas, lado a lado. A universidade produzindo pesquisas, novas tecnologias. Ela não chega ao campo se não houver extensão rural. Essa relação fantástica está demonstrando, inclusive no livro, uma forma da diminuição do custo da lavoura de soja”, ressalta Orsi.

O presidente também reforça o alcance do livro. “Vamos repassar a cada escritório nosso. Passa a fazer parte da nossa biblioteca, permitindo que o funcionário use, consulte e possa repassar esse conteúdo aos nossos produtores e parceiros”, sublinha Orsi.

Ao final do encontro, o vice- governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Dornelles Cairoli, que cumpria agenda na maior feira agropecuária da América Latina prestigiou o evento. Como forma de reconhecimento, foi entregue a ele, um exemplar. “Eu como produtor de soja, valorizo muito todas essas iniciativas que falam em redução de custo e, quando se fala nisto, se associa a melhor rentabilidade. Vou levar o livro para ler”, ressaltou Cairoli.

O vice- governador do RS, José Paulo Cairoli, também prestigiou o encontro e pode interagir com nossa Equipe.

Por fim, ele aplaudiu o trabalho desenvolvido pelo grupo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “Acho importante mantermos mais bem informados os produtores, trabalho este que vocês fazem. Parabéns!”, enfatiza José Cairoli.

O professor da UFSM, Alencar Junior Zanon, qualifica como “satisfação” a entrega das biografias. “Registramos o nome da Equipe SimulArroz na história da cultura da soja do estado e país. Nossa pesquisa tem sentido quando ela chega ao produtor. Nunca antes um livro de soja chegou a todos os rincões. Sentimento de dever cumprido, pois toda informação passadas deve ser posta em práticas já na próxima safra”.

 

Deixe um comentário