Flores para Todos chega à mais de 200 famílias de agricultores familiares ao final de sua 9° fase


A Nona Fase do Projeto Flores para Todos teve início em Janeiro de 2022 e encerrou em Junho de 2022, com foco nas vendas de hastes florais para o Dia das Mães. A Equipe PhenoGlad continuou prezando pela escolha de culturas de baixo custo de implantação, fácil manejo e alta rentabilidade, como uma forma de diversificar a propriedade e gerar lucro para o produtor rural, ou para fins didáticos em escolas do campo. Em virtude dessas características, o projeto segue com foco na produção de girassol de corte, gladíolo, statice e dálias. O apoio dos extensionistas da EMATER/RS-ASCAR, de todas as famílias produtoras e das escolas do campo foi imprescindível para o sucesso da 9a fase do Projeto Flores para Todos, de Norte à Sul do país. A 9° fase do projeto, concluída durante o I Semestre de 2021 registra o alcance de 36 produtores e 13 escolas do campo, em 5 Estados brasileiros.

Visitas técnicas

 

Durante a nona fase do projeto, as visitas técnicas para acompanhamento da produção por parte da Equipe PhenoGlad da UFSM foram realizadas de forma presencial prioritariamente nos municípios pertencentes ao regional da EMATER/RS-ASCAR de Santa Maria, devido à proximidade. Nos municípios mais distantes e nos outros Estados, o acompanhamento foi realizado de forma online.

Para a cultura do gladíolo, foram três visitas técnicas realizadas durante o ciclo de produção: uma no plantio, a segunda para adubação de cobertura/tutoramento e a terceira e última para a colheita das flores. Esse acompanhamento presencial foi possível graças ao apoio dos extensionistas da EMATER/RS-ASCAR, que conduziram os integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM aos municípios de Paraíso do Sul, Cerro Branco e interior de Santa Maria para acompanhamento de um produtor em cada município e em Novo Cabrais, onde o projeto beneficiou duas escolas do campo.

Nos municípios mais distantes beneficiados pelo projeto com a produção dos gladíolos nos regionais da EMATER/RS-ASCAR de Lajeado/RS, Caxias do Sul/RS e Santa Rosa/RS, o acompanhamento foi remoto. No início da 9° fase, foi realizada uma reunião com extensionistas e produtores de forma online para repassar informações sobre o cultivo, datas de plantio e manejo da cultura do gladíolo e o restante do acompanhamento da produção foi via grupos de WhatsApp, nos quais eram veiculados vídeos com orientações técnicas sobre os principais manejos da cultura e o momento de sua realização. A novidade dessa fase foi o retorno do app PhenoGlad Mobile, principal ferramenta prática que permite o planejamento e acompanhamento da produção de forma gratuita.

Para as culturas do girassol de corte e da statice, o acompanhamento também foi realizado remotamente na maioria dos locais contemplados nesta Nona Fase. Com o girassol de corte, apenas Rio Pardo/RS, Novo Cabrais/RS e Júlio de Castilhos/RS receberam visitas semanais da Equipe PhenoGlad da UFSM Campus Sede. Com a cultura da statice, Novo Cabrais/RS, Cachoeira do Sul/RS e Júlio de Castilhos/RS também receberam visitas semanais da Equipe PhenoGlad da UFSM Campus Sede. Os demais locais contaram com o apoio de instituições locais, como universidades e, no Rio Grande do Sul, houve o acompanhamento da Emater/RS-Ascar. Em Cachoeira do Sul/RS o acompanhamento semanal também foi realizado com a cultura da dália.

O cultivo de statice na Nona Fase foi inédito, visto que ocorreu na entressafra, ou seja, em uma época do ano em que não é recomendado o seu cultivo. A inclusão de produtores rurais com o cultivo da statice em uma época do ano tão atípica visou testar on farm a tecnologia de produção das mudas de statice gerada pela Equipe PhenoGlad em 2020 para vernalização das mesmas para produção de hastes florais no dia das Mães. Há três anos esta tecnologia vem sendo testada e este ano novas cultivares foram introduzidas para avaliar a viabilidade desde cultivo na entressafra.

Coleta de dados on farm

 

Buscando a melhor compreensão da interação genótipo x ambiente x manejo x produtor, todos os dias a Equipe PhenoGlad coleta informações a nível de propriedade, para os produtores se basearem cada vez mais em uma agricultura precisa, construída com mais dados e menos opinião. Os principais objetivos do Projeto Flores Para Todos são agregar renda as famílias rurais, produzir com conservação do solo e da água, o resgate de espécies de flores, como o gladíolo, bem como a introdução de novas cultivares e espécies de flores no Brasil, além de gerar trabalho e emprego para as famílias e comunidades.

Os produtores e as escolas do campo desempenham um papel imprescindível dentro do Projeto Flores Para Todos: a geração de dados que contribuem para maior compreensão e assertividade na escolha das variedades. A Equipe PhenoGlad agradece imensamente a todos produtores, escolas do campo, apoiadores, extensionistas e diretores que acreditam no potencial brasileiro de produção de flores e se empenham todos os dias para mudar a realidade. Após aprenderem o manejo do plantio à colheita, os produtores tornam-se empreendedores e vão gerar lucro na sua propriedade.

Eventos

Dentro do Projeto Flores Para Todos é sempre incentivado aos participantes da fase corrente a realizar eventos em seus municípios para divulgação dos resultados gerados pelos produtores rurais e escolas do campo participantes. Por isso, durante esta Nona Fase foram realizados XXX eventos em diferentes locais do Brasil. Abaixo encontra-se um breve resumo de cada um deles:

Expoagro Afubra 2022: Um evento muito importante que ocorreu durante esta Nona Fase foi a participação da Equipe PhenoGlad da UFSM Campus Sede dos dias 23 a 26 de março na Expoagro Afubra 2022 em Rincão Del Rei, Rio Pardo/RS, que retornou após dois anos de pandemia. A participação aconteceu junto a Casa da Emater com uma parcela demonstrativa de girassol de corte. Como sempre é uma grande honra para a Equipe PhenoGlad estar participando junto a nossa grande parceira, a Emater, no maior evento da agricultura familiar da América Latina.

Dias de Campo no Vale do Taquari e Vale do Caí: No final da 9° fase do projeto, a Equipe PhenoGlad da UFSM se deslocou no dia 06 de maio de 2022 para dois dias de campo de entrega de resultados da nona fase do projeto Flores para Todos: um em Teutônia/RS (Vale do Taquari), no Colégio Teutônia no turno da manhã e, à tarde, num produtor de gladíolos, girassóis e statices da nona fase em Bom Princípio/RS (Vale do Caí). Os produtores da 9° fase que abriram as porteiras da sua propriedade para o dia de campo foi a família Stefen, de Luiz André e Adriana. Os dias de campo reuniram mais de 60 pessoas, entre extensionistas e produtores e foram realizados em parceria com a Emater/RS-Ascar, Regional de Lajeado, através do ATR Lauro Bernardi e dos extensionistas dos Escritórios Municipais de Teutônia e Bom Princípio. Em Bom Princípio/RS, o Dia de Campo contou com a presença do principal programa de agrojornalismo brasileiro: o Vale Agrícola. A reportagem mobilizou inúmeras pessoas a procura do projeto, abrindo muitas portas por oportunizar parcerias e contribuindo para a valorização de um trabalho feito para a comunidade. A matéria está disponível no link: https://youtu.be/Jo7aQNrF4CI

I Mostra do Projeto Flores Para Todos: Outro evento inédito que marcou esta Nona Fase ocorreu nos dias 14 e 15/05/2022, quando produtores parceiros do projeto de vários municípios expuseram suas flores produzidas na nona fase do Projeto Flores para Todos na “1ª Mostra do Projeto Flores para Todos: a magia das flores locais”, no Royal Plaza Shopping, em Santa Maria/RS. Esse evento foi uma oportunidade ímpar para Santa Maria e região conhecerem os produtores e ações do projeto Flores para Todos, além de adquirir lindas flores produzidas localmente por um baixo custo. A produtora Fabiana de Oliveira Dorneles, que antes de ingressar no Projeto trabalhava apenas na área de hortifruti, pela primeira vez expôs sua produção de flores. Quando convidada a compartilhar sua opinião em relação ao evento, Fabiana comenta que a 1a Mostra do Projeto Flores para Todos contribuiu para reafirmar e fortalecer a ideia de estar inserida no ramo de produção de flores de corte, além de superar suas expectativas com a interação do público. Sendo assim, fica evidente a relevância do evento: para o público, por se familiarizarem e conhecerem as flores e os produtores locais, e para os produtores de flor de corte da Nona fase, com a oportunidade de expor sua rotina rural e o seu resultado.

Dias de Campo no Agreste Pernambucano

Os quatro Dias de Campo da nona fase do projeto Flores para Todos, no Agreste Pernambucano, entregaram os resultados obtidos com a cultura do girassol. O primeiro Dia de Campo iniciou na Fazenda Sampaio, no dia 20/05, e contou com a participação de entorno de 50 pessoas entre Agricultores e alunos EJA. Entre as autoridades pernambucanas que prestigiaram o evento estavam a Gerente Regional de Educação do Agreste Meridional, profa. Adelma e a Coordenadora Geral de Desenvolvimento da Educação da GRE- AM, profa. Silvana Alves. A Comunidade Castainho, em Garanhuns/PE, conheceu os girassóis da nona fase do projeto Flores para Todos no dia 23/05. Entre os participantes estavam representantes da comunidade, alunos, coordenadores e professores da EJA Campo. Apesar da tarde com chuva e frio, no dia 25/05 a sociedade pernambucana conheceu os girassóis da nona fase do projeto Flores para Todos no Campus da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, em Garanhuns/PE. Entre as autoridades presentes estiveram as professoras Priscila Medeiros e Gilamara Mabel e o Magnífico Reitor da UFAPE Professor Airon Aparecido Silva de Melo. O quarto Dia de Campo em Pernambuco ocorreu no dia 27/07, na Comunidade Angico, em Bom Conselho/PE, e contou com a participação da comunidade para dividir saberes e somar sucessos. O sucesso de todos os Dias de Campo realizados no Agreste pernambucano, na nona fase do projeto Flores para Todos,  contou com a dedicação constante da Profa. Dra. Josabete Salgueiro Bezerra de Carvalho – Profa. de Botânica da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, em Garanhuns/PE, e da Profa. Dra. Ana Marcela Ferreira Barros – Técnico de Práticas Agrícolas no Núcleo de Educação do Campo (NEC) da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional de Pernambuco (GRE-AM) por coordenarem o Projeto Flores para Todos em Pernambuco. O principal objetivo do Dia de Campo é apresentar para a comunidade as práticas aplicadas para a cultura e o trabalho de extensão desenvolvido dentro do projeto. Além de ser um grande momento para dividir experiências e saberes para somar sucessos nesta linda jornada das flores de Norte a Sul do Brasil, o Dia de Campo abre portas, pois dá visibilidade para o projeto, oportunizando parcerias que agregam valor para essa jornada.

Roteiro Técnico de Dálias de Corte

Depois do sucesso de vários roteiros técnicos com a cultura do gladíolo em 2017, 2018 e 2019 em vários estados brasileiros, e com o recuo da pandemia, os roteiros técnicos PhenoGlad voltaram com força total e de roupa nova, com a cultura da dália de corte. O Primeiro Roteiro Técnico sobre dálias de corte ocorreu no dia 06/06 em Cachoeira do Sul/RS, na propriedade dos produtores e também integrantes da nona fase Diesser Artier Mota e Maria Elza da Silva de Carvalho. O evento foi fechado para Extensionistas da Emater/RS-Ascar preparando a introdução de genótipos de alta adaptabilidade e estabilidade aos ambientes dos produtores do Projeto Flores para Todos.

O roteiro iniciou com os produtores Maria e Diesser contando sobre as experiências obtidas desde o momento que iniciaram no projeto Flores para todos. Na sequência, extensionistas e produtores visitaram a área de plantio da família, onde se desenvolveu a conversa e apresentação das dálias de corte no canteiro e a colheita dos tubérculos seguida de instruções. Participaram do evento Diego Fontoura da Cruz, Diretor da Secretaria de Agricultura e
Pecuária de Cachoeira do Sul/RS, Rodrigo Roso, agrônomo da Secretaria de Agricultura de Cachoeira do Sul, a ATR da Emater RS-Ascar Monique Chaves, o Chefe do escritório municipal da Emater de Cachoeira do Sul Luciano Mazuin, a extensionistas da Emater de Cachoeira do Sul Isabel Vargas Vivian, a extensionista da Emater de Novo Cabrais Flávia Bortmann e integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM. O evento também recebeu o apoio da Afubra.

A tarde foi de muita troca de informações e de experiências, com os representantes da Emater como sempre, presentes e participando para obterem conhecimento sobre os resultados da Dália.

Entrega de resultados com a cultura do girassol de corte

 

A reunião de entrega de resultados da Nona Fase do Projeto Flores para Todos com a cultura do girassol de corte ocorreu no dia 07 de julho de 2022 e contou com a participação de produtores rurais, extensionistas da EMATER/RS-Ascar, diretores e integrantes da Equipe PhenoGlad. O encontro é muito importante para nortear o nível de contribuição que o Projeto proporciona, pois conta com a apresentação dos resultados obtidos com base nos dados que os próprios produtores e extensionistas coletaram e comentários dos produtores de cada município, sobre dificuldades, surpresas e realizações no cultivo.

Os trabalhos de pesquisa e extensão permitiram a produção on Farm de hastes para comercialização. A produtora e também coordenadora do projeto Flores Para Todos em Teresina/PI Mércia Carvalho, comentou sobre a percepção dela a respeito da qualidade superior das hastes de girassol cultivados junto com a produtora Teresinha Marques de Sales, quando comparadas às flores produzidas mais longe do local de comercialização e que necessitam ser transportadas por longas distâncias.

A Nona Fase contribuiu também para perceber a importância do suporte técnico relacionado ao genótipo, ambiente e manejo do produtor. A produtora parceira da 9° fase Elizabeth Pereira, por exemplo, comentou sobre a diferença de durabilidade dos girassóis cultivados sob orientação da Equipe PhenoGlad, quando comparada aos girassóis “caseiros” cultivados por conta própria antes do projeto. As hastes colhidas pela produtora em Estrela Velha/RS foram destinadas a ornamentar a prefeitura do município e chamaram a atenção pela durabilidade de até 25 dias no vaso.

O Presidente da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais e também professor na Universidade do Estado de Mato Grosso, Petterson Baptista da Luz, destaca o impacto social do Projeto Flores para Todos, por proporcionar uma chancela maior para que escolas, produtores e extensionistas exerçam a floricultura. Ele também cita o crescimento da cadeia produtiva das flores nos últimos 15 anos, sendo esse de 10%.

Números da Nona Fase:

– Girassol: 19 municípios, em 17 produtores e 4 escolas;

– Gladíolo: 13 municípios, em 12 produtores e 7 escolas;

– Statice: 7 municípios, em 6 produtores e 1 escola;

– Dália: 2 municípios, em 1 produtor e 1 escola.

Total:

– 41 municípios;

– 36 produtores;

– 13 escolas;

– 5 estados (RS, PR, PE, PI, MA).

Números do Flores Para Todos desde 2018:

– 204 famílias;

– 130 municípios;

– 13 estados brasileiros + DF;

– 5 regiões brasileiras (S, CO, NE, N, SE);

– 114 mil flores de gladíolo;

– 70 mil flores de statice;

– 6 mil flores de girassol;

– 3 mil flores de dália;

– 29 escolas do campo;

– mais de 5 mil pessoas envolvidas.

Municípios Representantes da 9a fase do Projeto Flores para Todos:

Maranhão:

-Chapadinha.

Rio Grande do Sul:

-Boa Vista do Sul;

-Bom Princípio;

-Bozano;

-Cachoeira do Sul;

-Caiçara;

-Cândido Godói;

-Estrela Velha;

-Itaqui;

-Júlio de Castilhos;

-Lajeado;

-Maçambará;

-Novo Cabrais;

-Paraíso do Sul;

-Picada Café;

-Piratini;

-Rio Pardo;

-Santa Bárbara do Sul;

-Santa Maria;

-São Pedro da Serra;

-Teutônia.

Paraná:

-Cascavel;

-Santa Tereza do Oeste.

Pernambuco:

-Bom Conselho;

-Petrolina;

-Garanhuns.

Piauí:

-Teresina.

Escolas do Campo Representantes da 9a fase do Projeto Flores para Todos:

Rio Grande do Sul:

-Escola Estadual Técnica Encruzilhada;

-Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida;

-Colégio Teutônia.

Piauí:

-Escola Família Agrícola do Soinho – EFAS.

Comunidades Representantes da 9a fase do Projeto Flores para Todos:

Pernambuco:

-Comunidade Angico;

-Comunidade Lagoa de São José, Fazenda Sampaio;

-Comunidade Quilombola do Castainho.

Universidades Representantes da 9a fase do Projeto Flores para Todos:

Paraná:

-FAG Cascavel.

Pernambuco:

-UNIVASF;

-UFAPE.

Rio Grande do Sul:

-UFSM-FW.

Nos acompanhem nas redes sociais:

Instagram: @phenoglad; Twitter: @phenoglad1; Facebook: Equipe PhenoGlad; LinkedIn: phenoglad; TikTok: phenoglad; e no canal do YouTube: PhenoGlad.

Galeria de fotos:

Deixe um comentário