Por Equipe PhenoGlad:

Projeto Flores para Todos em agricultores familiares no Rio Grande do Sul (A=Faxinal do Soturno, B=Faxinal do Soturno, C=Cachoeira do Sul), em Santa Catarina (D=Frei Rogério) e no Paraná (E=Dois Vizinhos)
O projeto de extensão Flores para Todos, que visa levar a floricultura como uma alternativa de renda para agricultores familiares e manter o jovem no campo, andou a passos largos nos dois anos de existência. Desde seu inicio no primeiro semestre de 2018 (primeira fase) até o final de 2019 (quarta fase), já alcançou 55 municípios dos três estados da Região Sul do Brasil e em dezembro de 2019 iniciou no Distrito Federal e no Ceará. Nestes dois anos, o projeto já beneficiou 67 famílias e 10 escolas do campo, com uma produção de 32 mil hastes de gladíolos diretamente e 16 mil hastes indiretamente (produtores e escolas que continuaram produzindo por conta própria após terem participado do projeto). Para a quinta fase do projeto, que será realizada no primeiro semestre de 2020, já estão confirmados 10 novos municípios no RS, 18 municípios no Paraná e um município no Vale do São Francisco.

Projeto Flores para Todos em escolas no Rio Grande do Sul (A=Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Cachoeira do Sul. B=Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Moralles, Encruzilhada do Sul, C=Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, Júlio de Castilhos, D=Escola Municipal de Ensino Fundamental Valetim Bastianello, Dilermando de Aguiar) e no Paraná (E e F=creche Centro Municipal de Educação Infantil Vó Erna, Coronel Vivida).
O ano de 2019 encerra com a conclusão da quarta fase do projeto (cada semestre é considerada uma fase). Na quarta fase foram 19 municípios no RS, envolvendo 23 famílias e oito escolas, com produção de 13.200 hastes de gladíolo. Confira como foi o projeto no RS neste segundo semestre de 2019 em três regiões do RS acessando os links: https://www.youtube.com/watch?v=LC4VamXSSG0 (Região Central), https://www.youtube.com/watch?v=PIwMYRXKvws (Vale do Rio Pardo) e https://www.youtube.com/watch?v=ctULtU0GAC4 (Região Norte)
Em 2019 o projeto Flores para Todos também foi intenso nos outros dois estados do Sul do Brasil. Em Santa Catarina, houve produção de 7.150 gladíolos em sete municípios (Tabela 1), além de 12 eventos da Equipe PhenoGlad onde foi divulgado o cultivo do gladíolo e o projeto (Tabela 2). Já no Paraná, onde o projeto iniciou este ano, foram plantados 2.149 bulbos de gladíolos em quatro produtores e oito instituições de 9 municípios (Tabela 3). A projeção é que em 2020 o projeto Flores para Todos aconteça em 18 municípios do Paraná (Tabela 4), onde serão plantados 5.940 bulbos, que podem render até 10 mil hastes de gladíolos.
O Projeto Flores para Todos
O projeto Flores para Todos é uma realização das Equipes PhenoGlad, cujos integrantes pertencem a várias universidades e institutos Federais do RS, SC, PR e Vale do São Francisco, a Emater/RS-Ascar do RS, a Emater do PR, a Emater do Distrito Federal e a Agraer do Mato Grosso do Sul. O projeto ganhou o nome de “Flores para Todos”, pois busca oferecer uma alternativa de renda ao agricultor familiar através da floricultura, além de levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia, gerando trabalho e empregos nas famílias e conectando pessoas na comunidade, fortificando toda cadeia da produtiva de flores. O Projeto tem um co-irmão nos Estados Unidos chamado “Local Flowers, Local Farmers: a Growing Movement”, uma iniciativa da Association of Specialty Cut Flower Growers, que resgata a tradição de cultivo de flores de corte, com floriculturas que só comercializam flores produzidas no município e nas feiras os consumidores podem comprar as flores e fazer seu próprio arranjo.

Distribuição geográfica dos 55 municípios da Região Sul do Brasil onde o projeto Flores para Todos chegou até 2019
O projeto Flores para Todos tem ações em duas vertentes:
1) Agricultores familiares: um dos focos do projeto é introduzir a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para pequenos agricultores familiares e que sejam feirantes ou que tenham um mercado já definido e consolidado para seus produtos. A cultura do gladíolo é a flor de corte que está sendo usada atualmente para alcançar este objetivo. Outras espécies de flores estão sendo testadas pelas Equipes PhenoGlad para que possam ser também ofertadas aos agricultores nos próximos anos. Para serem usadas no projeto, as espécies de flores devem ser adaptadas ao cultivo a céu aberto, de fácil propagação e manejo, terem baixo custo de produção e terem boa aceitação no mercado local. Estes são pré-requisitos importantes para que agricultores familiares possam se apoderar da tecnologia de produção e não precisem de alto investimento para permanecer produzindo após terem participado do projeto.

Cada família que participa do Flores para Todos ganha um banner personalizado no final do projeto.
2)Escolas do campo: o outro foco do projeto são as escolas localizadas no meio rural, preferencialmente as escolas públicas de ensino fundamental que tenham a maioria dos seus estudantes vindos de famílias de pequenos agricultores. O cultivo de gladíolos é realizado visando a produção de hastes florais para a decoração de festas na escola e nas comunidades de abrangência das escolas. O projeto Flores para Todos nas escolas também desenvolve projetos de paisagismo e leva a jardinagem como ferramenta de inclusão social e preparação do jovem para os desafios da vida, visando a sucessão das famílias do campo.
Metodologia do Projeto
Os agricultores familiares selecionados para participarem do projeto recebem 50 bulbos de quatro cultivares, totalizando 200 bulbos de gladíolo por agricultor. Desde o plantio até a colheita, os agricultores recebem orientações sobre as práticas de manejo através de visitas técnicas de integrantes das Equipes PhenoGlad e extensionistas da Emater. São realizadas quatro visitas técnicas: no plantio dos bulbos, na aplicação nitrogenada em cobertura (no estágio V3 ou três folhas), no inicio do tutoramento (no estágio V6 (seis folhas) e na colheita (início do florescimento). Na visita sobre a colheita, são mostrados aos agricultores o ponto de colheita (três primeiros floretes mostrando a cor das pétalas) e como armazenar as hastes por duas semanas em geladeira a um baixo custo em casa. A meta é que, após terem participado do projeto, os agricultores sejam capazes de realizar os próximos cultivos de forma independente, ou seja, estarem incluídos na produção de flores. Na ultima visita é também levado para cada família um banner com a identificação do Projeto e o nome da família.

Tabela 1. Projeto Flores para Todos em produtores de Santa Catarina em 2019
Nas escolas, os bulbos também são fornecidos em quantidades para atender cada demanda da escola. As práticas de manejo são ensinadas pelos integrantes das Equipes PhenoGlad e pelos extensionistas da Emater aos alunos, professores e pais, que conduzem a cultura desde o plantio até a colheita, de modo que as hastes produzidas são fruto do trabalho da comunidade escolar.

Tabela 2. Eventos para divulgação da cultura do gladíolo e do Projeto Flores para Todos realizados pela Equipe PhenoGlad durante 2019 em Santa Catarina
Os plantios de gladíolo nos agricultores e nas escolas são programados para que as hastes florais estejam prontas em datas específicas com o aplicativo PhenoGlad Mobile no RS e em SC (disponível gratuito na Play Store), e nos estados brasileiros onde a tecnologia mobile ainda não está disponível a programação do plantio é realizada com a versão desktop/laptop do modelo PhenoGlad disponível para download gratuito em www.ufsm.br/phenoglad.
O paisagismo e a jardinagem são levados para as escolas a partir de demandas de cada comunidade. Quando uma escola contata a Equipe PhenoGlad ou a Emater, é realizada uma reunião com a comunidade escolar, onde é apresentado o projeto Flores para Todos e, a partir das demandas da escola, são realizados projetos paisagísticos e depois implementados os jardins. Professores e alunos participam de todas as etapas, desde o projeto paisagístico até a implantação do jardim, incluindo preparo do solo e plantio das mudas. Após o jardim estar implantado, os alunos e professores fazem a manutenção e práticas de manejo, com a orientação da Equipe PhenoGlad e dos extensionistas da Emater.
Todas as ações do projeto Flores para Todos nas escolas são também utilizadas para aulas práticas em diferentes disciplinas como Ciências, Matemática, Artes e Técnicas Agrícolas, de forma a diversificar as práticas pedagógicas de forma inclusiva. Estas ações pedagógicas têm sido muito positivas no ambiente escolar, aumentando a motivação de professores e alunos.

Tabela 3. Projeto Flores para Todos no Paraná em 2019
Após o término de cada fase do projeto é realizada uma reunião de avaliação com a participação dos agricultores, das escolas e dos extensionistas da Emater. Os resultados do projeto Flores para Todos nos agricultores familiares e nas escolas são divulgados através de Dias de Campo e nas redes sociais oficiais da Equipe PhenoGlad, das escolas e da Emater no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube
Próximos passos do Projeto

Tabela 4. Municípios do Paraná onde o Projeto Flores para Todos acontecerá em 2020
O gladíolo tem sido a flor de corte do projeto Flores para Todos em função da sua ótima aceitação pelo consumidor, fácil produção, baixo custo de produção (a campo), rusticidade e disponibilidade da ferramenta digital em aparelhos móveis para a programação e gestão do cultivo PhenoGlad Mobile. Com o sucesso e o crescimento do Projeto, existe a demanda de produtores e extensionistas de novas espécies de flores para agregar renda e diversificar a produção.
A statice ou estatice e o copo-de-leite são as próximas espécies que estão sendo estudadas para atender à demanda, pois tem as mesmas vantagens do gladíolo e, no caso da statice, ainda agrega uma vantagem adicional: a longa durabilidade como flor seca. As Equipes PhenoGlad nos vários estados da federação estão realizando pesquisas com as duas culturas de modo a oferecer tecnologias sustentáveis de produção das duas culturas e introduzi-las no projeto Flores para Todos nos próximos anos.

Logo de algumas instituições das Equipes PhenoGlad no Brasil
As pesquisas da Equipe PhenoGlad são preferencialmente realizadas em produtores (on farm), de forma a representar melhor o sistema de produção de cada região e o manejo e nível tecnológico dos produtores, e com a participação ativa e decisória de extensionistas, que estão diariamente em contato com a realidade e as demandas do campo junto aos produtores. A pesquisa sob demanda e realizada diretamente no produtor é uma tendência mundial, pois facilita divulgação dos resultados da pesquisa já que assim que resultados aplicados são gerados, são imediatamente repassados para produtores e extensionistas, aumentando a eficiência do trabalho de todos envolvidos e reduzindo os custos da pesquisa.
A Equipe PhenoGlad

Logo das instituições da Equipe PhenoGlad Santa Catarina
A Equipe PhenoGlad é uma Equipe multidisciplinar e multiinstitucional de pesquisa em extensão em floricultura e paisagismo, com foco em encontrar alternativas de renda para a agricultura familiar.
Entre as instituições que fazem parte das atividades da Equipe PhenoGlad estão a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia e Campus Rio do Sul, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a Universidade Federal Técnica do Paraná (UFTPAR) – Campus Dois Vizinhos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Petrolina/PE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) – Imperatriz/MA, a Emater/RS-Ascar, a Emater do Paraná, a Emater do Distrito Federal, a Agraer do Mato Grosso do Sul.

Logo das instituições da Equipe PhenoGlad Paraná
Entre as escolas que participam do Projeto Flores para Todos estão a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida – Júlio de Castilhos/RS, a Escola Municipal Valentim Bastianello – Dilermando de Aguiar/RS, a Escola Estadual Técnica Nossa Senhora Conceição – Cachoeira do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima – Cachoeira do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Moralles – Encruzilhada do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro – Restinga Seca/RS, a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste – Santa Rosa/RS, a Escola Minicipal de Ensino Fundamental Tiradentes – Coronel Vivida-PR. A cada semestre novos profissionais e estudantes de outras instituições se agregam ao trabalho da Equipe PhenoGlad.
Acompanhe o Projeto Flores para Todos e a rotina e as ações da Equipe PhenoGlad nas redes sociais oficiais da Equipe no Facebook, no Instagram, no Twitter e no canal do YouTube.