Dada largada da quinta fase do projeto Flores para Todos no RS


Por Equipe PhenoGlad:

Em Mato Leitão/RS, o plantio dos gladíolos foi dia 14/02/2020 na Eloci Scheibler, que já produz rosas em sua propriedade.

O mês de fevereiro/2020 foi marcado pelo início da quinta fase do projeto ‘Flores para Todos’ no RS, que terá como principal objetivo o cultivo de gladíolos para comercialização no Dia das Mães de 2020.

Em Herveiras/RS, o plantio dos gladíolos foi no casal Cleusa e Alan Voese em 14/02/2020. O jovem casal são pequenos produtores familiares e buscam diversificar a sua propriedade com o cultivo do gladíolo.

Criado no primeiro semestre do ano de 2018 (primeira fase), o projeto de extensão Flores Para Todos até o final de 2019 (quarta fase) alcançou 55 municípios dos três estados da Região Sul do Brasil e em dezembro de 2019 iniciou no Distrito Federal e no Ceará. Nestes dois anos, o projeto já beneficiou 67 famílias e 10 escolas do campo, com uma produção de 32 mil hastes de gladíolos diretamente e 16 mil hastes indiretamente (produtores e escolas que continuaram produzindo por conta própria após terem participado do projeto). Para a quinta fase do projeto, que está sendo realizado no primeiro semestre de 2020, são 14 novos municípios no RS, 18 municípios no Paraná e um município no Vale do São Francisco.

Na Região Central do RS, sob a jurisdição da Emater Regional de Santa Maria, sete municípios estão participando  da quinta fase: Silveira Martins, São Vicente do Sul, Cachoeira do Sul e Toropi com a produção sendo realizada em produtores familiares e Faxinal do Soturno, Itaara e Júlio de Castilhos com a produção dos gladíolos em escolas rurais dos municípios. Nos municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana (Faxinal do Soturno e Silveira Martins), o projeto será conduzido em parceria com o Projeto Geoparque Quarta Colônia (https://www.facebook.com/geoparquequartacolonia).

Em Venâncio Aires/RS, o plantio dos gladíolos foi dia14/02/2020 na propriedade da Carina Pires e do Leandro Hickmann, que são produtores de morangos e os comercializam através do sistema “colhe-pague”. O gladíolo entra na propriedade para diversificar a oferta de produtos aos clientes.

Além da Região Central do RS, a quinta fase do projeto está presente em cinco municípios no Vale do Rio Pardo, sob a jurisdição da Emater  Regional de Soledade (Herveiras, Mato Leitão, Jacuizinho, Venâncio Aires e Pantano Grande), com o cultivo em duas escolas rurais (em Jacuizinho e Herveiras) e cinco produtores. O projeto também está acontecendo em uma escola e um produtor no município de Panambi, sob a Jurisdição da Emater Regional de Ijuí, e em um produtor de Morro Redondo, região Sul do RS sob a jurisdição da Emater Regional de Pelotas.

Em Venâncio Aires/RS, o plantio dos gladíolos na Rejane Gomes Schwinn e seu esposo foi em 14/02/2020. Eles recebem turistas de todos os cantos para conhecer a Figueira Centenária, de mais de 350 anos. O objetivo é integrar ao turismo a produção de gladíolos, através do sistema “colhe-pague”.

Ao todo, nos 14 municípios no RS beneficiados na quinta fase do Projeto foram plantados 3600 bulbos de gladíolo, com expectativa de colheita de 7200 hastes florais de gladíolo. Com esta produção, se buscará atingir os dois principais objetivos do projeto, que, a nível de produtor é introduzir a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para pequenos agricultores familiares e, nas escolas rurais, visa a produção de hastes florais para a decoração de festas nas escolas e nas comunidades de abrangência das escolas.

 

Plantio dos gladíolos

Em Jacuizinho/RS, o plantio dos gladíolos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Roberto Textor foi em 14/02/2020

O plantio dos 3600 bulbos de gladíolos, atividade que marcou o início da quinta fase do projeto, foi realizado dentre os dias 14 e 21 de fevereiro de 2020. Os integrantes da Equipe PhenoGlad, acompanhados dos técnicos da Emater/RS-Ascar, percorreram os municípios contemplados realizando o plantio dos bulbos, bem como dando instruções referentes aos primeiros manejos a serem realizados. Além do acompanhamento na fase de plantio, serão feitas outras três visitas técnicas, sendo elas para manejo da adubação nitrogenada em cobertura e desbrote das plantas (estágio V3), realização do tutoramento (estágio V5) e, a última, no final do ciclo, momento em que serão colhidas as hastes florais.

Em Pantano Grande/RS, o plantio dos gladíolos foi dia 17/02/2020 na Eroni da Rosa Franco, produtora de hortaliças, e com os gladíolos ela pretende diversificar a oferta de produtos aos seus consumidores.

Para cada produtor e/ou escola rural, foram entregues 200 bulbos, de quatro cultivares diferentes, sendo elas White Friendship, Red, T704 e Jester. No momento do plantio os produtores têm a opção, utilizando como ferramenta o aplicativo PhenoGlad Mobile, de realizar o escalonamento de plantio, criando desta forma uma janela maior no tempo de colheita e, por consequência, de comercialização das hastes.

No total, foram plantados 3600 bulbos de gladíolos, prospectando uma colheita de cerca de 7200 hastes florais. A Equipe reitera que o objetivo do projeto é levar, sobretudo ao pequeno produtor, uma opção de diversificação das atividades através da floricultura, introduzindo e gerando renda extra às famílias, enquanto nas escolas rurais, a ideia é produzir flores com o intuito de utilizá-las na decoração de festividades, não só nas festas promovidas pelas escolas, como para a comunidade escolar em geral. Essa também uma oportunidade de levar, por meio dos alunos, a ideia de diversificação, através do plantio de gladíolos, aos pais e demais familiares, despertando seu interesse e dando-lhes o anseio a inserção de uma nova cultura em suas propriedades.

Em Silveira Martins/RS, o plantio foi em 19/02/2020 na propriedade do João e Ivana Hartz. Os produtores são feirantes e pretendem comercializar as hastes na feira e utilizá-las para embelezamento da propriedade, onde está sendo implantado o turismo rural.

A quinta fase o Projeto Flores para Todos no RS continua com a parceria especial da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo o Professor Nereu Augusto Streck, integrante da Equipe PhenoGlad, o apoio da PRE será muito importante na quinta Fase pela importância deste órgão dentro da UFSM, como tem sido nas outras fases do projeto. “Precisamos ressaltar também o apoio da Emater/RS-Ascar, cujos extensionistas, ATRs, Supervisores e Gerentes tem sido incansáveis desde a primeira fase do projeto em 2018 e porque são os extensionistas municipais que tocam o projeto junto aos produtores e  ausiliam no deslocamento dos integrantes da Equipe PhenoGlad nas visitas Técnicas!, acrescenta Streck. “Por isso devemos creditar a eles (extensionistas da Emater) a maior parte do sucesso do projeto no RS”, conclui.

A Escola Estadual São Domingos Sávio, em Faxinal do Soturno/RS, teve o plantio dos gladíolos em 19/02/2020

Além da produção nos 14 municípios da quinta fase do Projeto Flores para Todos, foram plantados 2040 bulbos por produtores que participaram das fases anteriores do projeto, sendo 11 produtores que participaram da quarta fase, uma produtora da terceira fase, 1 escola da segunda fase e dois produtores da primeira fase, totalizando uma produção esperada  no Rio Grande do Sul de 11.280 hastes florais de gladíolo no primeiro semestre de 2020. A nível de Brasil desde 2018, serão 69 municípios nos três estados da Região Sul do Brasil abrangidos pelo projeto até a metade de 2020 e no Paraná é esperado que sejam produzidas 10 mil hastes de gladíolos em 2020. Mais detalhes dos números dos dois primeiros anos do Projeto Flores para Todos você encontra no link http://www.cropmodels.ufsm.br/28/12/2019/projeto-flores-para-todos-completa-dois-anos-chegando-em-57-municipios-do-brasil-e-projeta-ampliacao-para-2020/ . Para conhecer a quarta fase do Projeto Flores para Todos acesse o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=GZflUv70UpU

Em São Vicente do Sul/RS, o plantio foi dia 20/02/2020 na propriedade do Maurício e Cristina Lichtenecker. A família tem uma propriedade bastante diversificada, com produção de hortaliças, panificados, frutas, psicultura, etc. Com o cultivo do gladiolo, os produtores pretendem inovar na região e inserir a comercialização das flores no rol de produtos.

O planejamento de plantio e manejos a serem realizados no decorrer do ciclo da cultura foram determinados com o auxílio do PhenoGlad Mobile, aplicativo desenvolvido pela Equipe com o intuito de auxiliar o produtor do plantio à colheita. O aplicativo PhenoGlad Mobile está disponível para dowload gratuito na plataforma Android, nas versões  para os estados do RS e SC. Os estados brasileiros nos quais a tecnologia mobile não encontra-se disponível, a programação do plantio pode ser realizada através da versão desktop/laptop do modelo PhenoGlad, disponível para download gratuito na página oficial da Equipe PhenoGlad, no site www.ufsm.br/phenoglad.

 

Os produtores

Em Toropi/RS, o plantio foi dia 20/02/2020 a propriedade da Celina e Hélio Almeida. Os produtores são agricultores familiares e buscam no cultivo das flores uma alternativa de diversificação na pequena propriedade

Os produtores que participam do projeto Flores para Todos são selecionados pelos extensionistas municipais da Emater. Entre os critérios usados pelos extensionistas, os produtores devem preferencialmente ser feirantes para que tenham onde vender os gladíolos produzidos pelo projeto. Cada produtor selecionado tem características próprias e a criatividade de cada um é muito importante para que o projeto atinja os objetivos de fortalecer a renda da familia. O projeto também busca despertar o interesse e a valorização do jovem do campo para a sucessão nas famílias rurais. Por isso, o projeto está presente nas Escolas do campo, onde predominam filhos e filhas de agricultores. Até 2019, o projeto chegou a 10 escolas e nesta quinta fase mais três escolas já ingressaram no projeto.

 

 

 

Distribuição geográfica dos 55 municípios da Região Sul do Brasil onde o projeto Flores para Todos chegou até 2019

O Projeto Flores para Todos

Em Panambi/RS, o plantio foi dia 21/02/2020 a propriedade da Luciane Janke Springer, que pretende comercializar as flores do gladiolo juntamente com as suculentas na feira.

O projeto Flores para Todos é uma realização das Equipes PhenoGlad, cujos integrantes pertencem a várias universidades e institutos Federais do RS, SC, PR e Vale do São Francisco, a Emater/RS-Ascar do RS, a Emater do PR, a Emater do Distrito Federal e a Agraer do Mato Grosso do Sul. O projeto ganhou o nome de “Flores para Todos”, pois busca oferecer uma alternativa de renda ao agricultor familiar através da floricultura, além de levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia, gerando trabalho e empregos nas famílias e conectando pessoas na comunidade, fortificando toda cadeia da produtiva de flores. O Projeto tem um co-irmão nos Estados Unidos chamado “Local Flowers, Local Farmers: a Growing Movement”, uma iniciativa da Association of Specialty Cut Flower Growers, que resgata a tradição de cultivo de flores de corte, com floriculturas que só comercializam flores produzidas no município e nas feiras os consumidores podem comprar as flores e fazer seu próprio arranjo.

O projeto Flores para Todos tem ações em duas vertentes:

1) Agricultores familiares: um dos focos do projeto é introduzir a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para pequenos agricultores familiares e que sejam feirantes ou que tenham um mercado já definido e consolidado para seus produtos. A cultura do gladíolo é a flor de corte que está sendo usada atualmente para alcançar este objetivo. Outras espécies de flores estão sendo testadas pelas Equipes PhenoGlad para que possam ser também ofertadas aos agricultores nos próximos anos. Para serem usadas no projeto, as espécies de flores devem ser adaptadas ao cultivo a céu aberto, de fácil propagação e manejo, terem baixo custo de produção e terem boa aceitação no mercado local. Estes são pré-requisitos importantes para que agricultores familiares possam se apoderar da tecnologia de produção e não precisem de alto investimento para permanecer produzindo após terem participado do projeto.

Cada família ou escola que participa do Flores para Todos ganha um banner personalizado no final do projeto.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista, em Panambi/RS, o plantio dos gladíolos foi dia 21/02/2020

2)Escolas do campo: o outro foco do projeto são as escolas localizadas no meio rural, preferencialmente as escolas públicas de ensino fundamental que tenham a maioria dos seus estudantes vindos de famílias de pequenos agricultores. O cultivo de gladíolos é realizado visando a produção de hastes florais para a decoração de festas na escola e nas comunidades de abrangência das escolas. O projeto Flores para Todos nas escolas também desenvolve projetos de paisagismo e leva a jardinagem como ferramenta de inclusão social e preparação do jovem para os desafios da vida, visando a sucessão das famílias do campo.

Após o término de cada fase do projeto é realizada uma reunião de avaliação com a participação dos agricultores, das escolas e dos extensionistas da Emater. Os resultados do projeto Flores para Todos nos agricultores familiares e nas escolas são divulgados através de Dias de Campo e nas redes sociais oficiais da Equipe PhenoGlad, das escolas e da Emater no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

 

Logo de algumas instituições das Equipes PhenoGlad no Brasil

 

A Equipe PhenoGlad

Logo das instituições da Equipe PhenoGlad Santa Catarina

A Equipe PhenoGlad é uma Equipe multidisciplinar e multiinstitucional de pesquisa em extensão em floricultura e paisagismo, com foco em encontrar alternativas de renda para a agricultura familiar e valorizar o jovem do campo.

Entre as instituições que fazem parte das atividades da Equipe PhenoGlad estão a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia e Campus Rio do Sul, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a Universidade Federal Técnica do Paraná (UFTPAR) – Campus Dois Vizinhos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Petrolina/PE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) – Imperatriz/MA, a Emater/RS-Ascar, a Emater do Paraná, a Emater do Distrito Federal, a Agraer do Mato Grosso do Sul.

Logo das instituições da Equipe PhenoGlad Paraná

Entre as escolas que ingressaram no Projeto Flores até o final de 2019 para Todos estão a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida – Júlio de Castilhos/RS, a Escola Municipal Valentim Bastianello – Dilermando de Aguiar/RS, a Escola Estadual Técnica Nossa Senhora Conceição – Cachoeira do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima – Cachoeira do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Moralles – Encruzilhada do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro  – Restinga Seca/RS, a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste – Santa Rosa/RS, a Escola Minicipal de Ensino Fundamental Tiradentes – Coronel Vivida-PR. A cada semestre novos profissionais e estudantes de outras instituições se agregam ao trabalho da Equipe PhenoGlad.

Acompanhe o Projeto Flores para Todos e a rotina e as ações da Equipe PhenoGlad nas redes sociais oficiais da Equipe no Facebook, no Instagram, no Twitter e no canal do YouTube.

Deixe um comentário