Por Equipe Simanihot:

Cerca de 350 pessoas participaram do Dia de Campo em Cachoeira do Sul/RS.
Para realizar um sonho é preciso dedicação, persistência e determinação. Foi assim, um passo de cada vez, uma parceria cada vez, que a ideia, então distante, do grupo docente da Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira do Sul/RS tornou-se realidade no dia 27 de novembro de 2019. O Dia de Campo “Agricultura Familiar: diversificação, técnicas e Sustentabilidade” aconteceu na área experimental da instituição e contou com seis estações: Relógio de plantas medicinais; Mandioca: adubação e cultivares; Gladíolo: cultivo e manejo; Sistema integrado de criação de peixes e produção de hortaliças; Cultivo de hortaliças em ambiente protegido e técnicas e produção de mini hortaliças.
A diretora da escola, Fernanda Carvalho, vibra com a realização do Dia de Campo. “A gente está muito feliz. Desde o início buscamos parceria para que os nossos alunos tivessem projetos vivenciais de experiência que enriquecessem o nosso curso técnico em agropecuária”, comenta.
Sobre a concretização deste sonho, Fernanda relata que sempre haviam entraves. “Nossa gestão buscou se aproximar de entidades que pudessem tornar isto uma realidade. Foram cerca de 350 pessoas. Nossa ideia é manter esta iniciativa e cada vez mais aumentar e proporcionar estes ambientes a estudantes, familiares e produtores”, comemora a educadora.
A professora Carina Zanon, acrescenta que “no início (o Dia de Campo) pareceu tão distante, mas que deu certo. Conseguimos apresentar todos estes projetos. Todos abraçaram a ideia, tantos nossos alunos, como os estudantes da UFSM que nos ajudaram em capinas e preparação dos estandes”, descreve. A educadora finaliza “trabalhar em conjunto foi muito importante, essa união do técnico em agropecuária com a graduação”.

Estação da Equipe Simanihot abordou Mandioca: adubação e cultivares.
Amanda Thirza, integrante da Equipe Simanihot, responsável por conduzir a estação Mandioca: adubação e cultivares destaca a participação do público como um diferencial do evento. “Tinham pessoas mais experientes, os produtores, e as novas gerações de sete, oito anos. Todos muito curiosos buscando saber principalmente herbicidas e dicas de armazenamento”, comenta.
Sobre o conteúdo apresentado, Amanda relata que foram apresentados o tripé de altas produtividades da cultura da mandioca no Rio Grande do Sul: a cultivar, o manejo e o ambiente. “Aqui no estado a produção está abaixo do potencial produtivo, que é de mais de 17 toneladas por hectares”, pontua a integrante da Equipe Simanihot.
O Assistente Técnico Regional (ATR), Luiz Fernando Oliveira, define o Dia de Campo como “um evento de importância singular, pela participação da comunidade de Cachoeira do Sul/RS envolvendo alunos, professores e produtores”. Oliveira complementa, “a amplitude dos temas abordados proporcionou um ambiente de integração de instituições. A UFSM, Emater, a escola junto da universidade estadual (UERGS) favorecem a extensão rural”, ressalta.
A realização do Dia de Campo Agricultura Familiar: diversificação, técnicas e Sustentabilidade” foi da Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira do Sul/RS em parceria com a Emater/RS- ASCAR, Equipe PhenoGlad, Equipe Simanihot e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Acompanhe as ações da Equipe Simanihot nas redes sociais oficiais no Facebook, no Instagram, no Twitter e no canal do YouTube.
Texto: Lorenzo Franchi- Fluída Assessoria de Comunicação
Fotos: Equipe Simanihot