Por Equipe PhenoGlad:

Plantio dos primeiros gladíolos do projeto Flores para Todos na E.M.E.F.Cassiano José Moralles, de Encruzilhada do Sul/RS, foi dia 18/07.
O projeto de extensão Flores para Todos, que busca divulgar a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para agricultores familiares no RS, SC e PR, está na quarta fase. Esta etapa visa a produção de gladíolos para o Dia de Finados 2019 e para datas comemorativas nas escolas que participam do projeto. Ao todo serão produzidas em torno de 10 mil hastes de gladíolo neste segundo semestre de 2019 em 21 produtores e 6 escolas de 18 municípios do RS, em quatro Regionais da Emater/RS-Ascar: a) Municípios do regional de SM: Restinga seca, Dilermando de Aguiar, Mata, São Sepé, Ivorá, Júlio de Castilhos e Cachoeira do Sul, b) Municípios da Regional Soledade: Encruzilhada do Sul, Rio Pardo e Vale Verde, c) Municípios da Regional Santa Rosa: Nova Candelária, Giruá e Santa Rosa, d) Municípios da Regional Frederico Westphalen: Sarandi, Rondinha, Frederico Westphalen, Ametista do Sul e Iraí. As escolas que integram esta fase são: Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Moralles (Encruzilhada do Sul), Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro (Restinga Seca), Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste (Santa Rosa), Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentim Bastianello (Dilermando de Aguiar), Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida (Júlio de Castilhos) e a Escola Estadual Técnica Nossa Senhora Conceição (Cachoeira do Sul).

Nas escolas o projeto Flores para Todos é tocado pelos alunos sob a supervisão da Emater e da Equipe PhenoGlad.
O plantio dos primeiros gladíolos na quarta fase aconteceu no dia 27 de junho de 2019 em três municípios da região Central do RS: Novo Cabrais, São Sepé e Restinga Seca; SAIBA MAIS.
No norte do RS o plantio iniciou em 17 de julho nos municípios de Rondinha, nas produtoras Adriane Longhi e Mariza Bortoluzzi, e Sarandi na Agroindústria da Família Federici e na Família De Marco. Quem comanda o projeto lá é a Equipe PhenoGlad da UFSM-FW coordenada pela professora Gizelli Moiano de Paula, e a Emater Regional de Frederico Wesphalen.
Na Região Sudeste do RS a estreia da quarta fase e do projeto foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Moralles. A instituição, que fica no interior de Encruzilhada/ RS, conta com cerca de 90 alunos. O plantio dos primeiros gladíolos foi realizado no dia 18 de julho visando a produção de gladíolos para a ornamentação da festa em comemoração aos 63 anos da escola, que acontecerá em 23 de novembro. Quem comanda o projeto na região Sudeste e no Vale do Rio Pardo é a Emater Regional de Soledade.
Já na região das Missões do estado, o projeto Flores para Todos chegou dia 23 deste mês na Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, em Santa Rosa, levada por integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM e da Emater Regional de Santa Rosa. O Projeto foi apresentado a uma plateia de 115 participantes, entre equipe diretiva da escola, professores e alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio integrado e técnico em Agropecuária. O objetivo do projeto na escola será a produção dos gladíolos para decoração da formatura do 3° ano, em novembro deste ano. Na ocasião também foi acertado que a iniciativa irá contemplar produtores de outros municípios na região de Santa Rosa, fazendo com que agricultores familiares locais produzam hastes de gladíolos para as festas de final de ano.
A programação da data de plantio para que os gladíolos fiquem prontos nas datas desejadas, tanto nos agricultores familiares como nas escolas, é feita pelo aplicativo PhenoGlad Mobile, desenvolvido na UFSM em parceria com a UFSC-Campus Curitibanos, tecnologia que levou 10 anos de pesquisa para sua finalização.

Na E.E. Técnica Fronteira Noroeste, em Santa Rosa, os alunos vão produzir gladíolos para a formatura no final do ano.
O Projeto Flores para Todos
O projeto ganhou o nome de “Flores para Todos”, pois busca oferecer uma oportunidade de renda ao agricultor familiar, além de levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia e conectando pessoas na comunidade. O Projeto tem um co-irmão nos Estados Unidos chamado “Local Flowers, Local Farmers: a Growing Movement” (tradução Flores Locais, produtores locais: um movimento em crescimento), uma iniciativa da Associação de Produtores de Flores de Corte (do ingles Association of Specialty Cut Flower Growers), que está ganhando força em todo os Estados Unidos, pois resgata a tradição de cultivo de flores de corte e, por lá, já tem floriculturas que só comercializam flores produzidas no município e, nas feiras os consumidores podem comprar as flores e fazer seu próprio arranjo.
A primeira fase do projeto visou a produção de gladíolos para o Dia das Mães no ano de 2018 em cinco municípios no RS: Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul, Nova Palma e Santiago. A segunda etapa objetivou a produção das flores para o Dia de Finados 2018, somando outros municípios e escolas rurais: Itaara, Formigueiro, uma Escola Rural de Júlio de Castilhos e outra de Cachoeira do Sul, São João do Polêsine, Tupandi e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Bento Gonçalves.No primeiro ano foram 14 produtores e três instituições de ensino, sendo produzido nas duas fases do Projeto aproximadamente 9 mil hastes de gladíolo.

A programação do plantio dos gladíolos no projeto é realizada com o aplicativo PhenoGlad Mobile.
Na terceira fase o Projeto buscou a comercialização das hastes florais para o Dia das Mães de 2019 em 15 produtores de oito municípios no RS: Piratini, Mormaço, Soledade, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul, totalizando mais 7 mil hastes florais de gladíolo. Em Santa Catarina, em 2018 o projeto beneficiou 1 produtor em Rio do Sul e 3 produtores em Curitibanos e agora em 2019 o projeto esteve em 1 produtor de Curitibanos e 1 produtor de Concórdia. O Flores para Todos já iniciou no Paraná com produção de gladíolos para o Dia dos Namorados 2019 e a expectativa é que se estenda até o Vale do São Francisco.
Os 18 municípios da quarta fase somados aos das outras totalizam 35 municípios no Rio Grande do Sul alcançados pelo projeto, distribuidos em cinco regionais da Emater/RS-Ascar. Ao todo, nos primeiros dois anos do Flores para Todos foram beneficiados 52 produtores familiares no RS e SC, 6 escolas e, até o final da quarta fase, serão 26 mil hastes de gladíolos produzidas pelo projeto.

Abrangência do Projeto Flores para Todos no RS.
A Equipe PhenoGlad
A Equipe PhenoGlad é uma Equipe multidisciplinar e multiinstitucional de pesquisa em extensão em floricultura e paisagismo, com foco em encontrar alternativas de renda para a agricultura familiar.
As instituições que fazem parte das atividades da Equipe PhenoGlad são a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia e Campus Rio do Sul, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a Universidade Federal Técnica do Paraná (UFTPAR) – Campus Dois Vizinhos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Petrolina/PE, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) – Imperatriz/MA, a Emater/RS-Ascar, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida – Júlio de Castilhos/RS, a Escola Municipal Valentim Bastianello – Dilermando de Aguiar/RS, a Escola Estadual Técnica Nossa Senhora Conceição – Cachoeira do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima – Cachoeira do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Moralles – Encruzilhada do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro – Restinga Seca/RS e a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste – Santa Rosa/RS.
Acompanhe o Projeto Flores para Todos e a rotina e as ações da Equipe PhenoGlad nas redes sociais oficiais da Equipe no Facebook, no Instagram, no Twitter e no canal do YouTube.