Em julho 2021, teve início a Oitava Fase do Projeto Flores para Todos com a produção de flores para corte como o girassol, o gladíolo, statice e dálias, e o plantio realizado em todo o Brasil, do Rio Grande do Sul ao Piauí. A novidade do girassol de corte, iniciado na sétima fase segue firme e estende a produção por diversos locais, trazendo ótimas produções e perspectivas para esses novos produtores que estão iniciando no projeto, incluindo recentemente o cultivo de dálias. O objetivo principal dessa fase é a produção de flores para o Dia de Finados, que é no feriado do dia 02/11, e, no caso das escolas, produzir flores para decoração de eventos da instituição ou do município.

Mudas prontas para transplantes em Ituporanga/SC
A produção
A produção de flores de corte do Projeto Flores para Todos têm superado as expectativas dos produtores e da Equipe PhenoGlad de todas as regiões brasileiras. Em meio a um ano atípico, enfrentando apandemia, as etapas do projeto seguem sendo planejadas e executadas afim de expandir os horizontes da floricultura e levar a informação a todas as partes do mundo, dentro do Brasil e no exterior, e incentivando cada vez mais a população a participar do cultivo e produção de flores. Durante essa fase, são 16 municípios que realizam o cultivo de gladíolos (em 16 produtores e 3 escolas rurais), 20 municípios realizam o cultivo de girassóis de corte (19 produtores e uma escola rural), 7 municípios realizam o cultivo de statice e 6 municípios realizam o cultivo de dálias (6 Produtores, uma prefeitura e 3 escolas). São 48 produtores e 6 escolas em 5 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Piauí, sendo que no RS, são distribuídos dentro de regionais da EMATER/RS-ASCAR.

Ponto de plantio das mudas de Girassóis em Ivoti/ RS.
Dos 48 produtores e 6 escolas em todo o Brasil, alguns produtores novos, outros partucuoaram em outras fases do Projeto e as cidades que participam da oitava fase são: Teresina (PI), Campo Grande (MS),Cascavel (PR), Santa Helena (PR), Concórdia (SC), Ituporaga (SC), Trombudo Central (SC), Rio do Sul (SC), Herval D’Oeste (SC), Curitibanos (SC), Caçador (SC),Caiçara (RS), Seberi (RS), Novo Xingu (RS), Tuparendi (RS), Passa Sete (RS), Ivoti (RS), Panambi (RS), Júlio de Castilhos (RS), Cachoeira do Sul (RS), Rio Grande (RS), Santa Maria (RS), Formigueiro (RS), Carazinho (RS), Santa Rosa (RS), Nova Palma (RS), Ivorá (RS), Piratini (RS), Arroio do Tigre (RS), Estrela Velha (RS), Caxias do Sul (RS), Teutônia (RS), Dona Francisca (RS), Jaguari (RS), Faxinal do Soturno (RS), Vale do Sol (RS) e Pelotas (RS). Aos produtores de girassol, foram distribuídos 200 sementes para a semeadura e plantio, e aos novos produtores de gladíolos foram distribuídos 200 bulbos para plantio, e , as dálias variaram as quantidades distribuídas, pois dependia do espaço e finalidade de produção.
Acompanhamento
Ainda em pandemia, a Equipe realiza as reuniões online e auxilia os produtores de forma remota, disponibilizando vídeos explicativos e planilhas de acompanhamento de produção e avaliação para que o produtor possa realizar o manejo de forma adequada. Algumas visitas são realizadas presencialmente, seguindo os protocolos de segurança e distanciamento contra a COVID-19, como vem acontecendo no último ano. Em dezembro de 2021, haverá o Dia de Campo PhenoGlad, em que serão discutidos pautas sobre o cultivo de girassol e dálias, e das demais culturas trabalhadas no projeto, mantendo os protocolos de segurança e transmissão ao vivo para que todos tenham acesso e possam participar.
Nos acompanhem nas redes
A Equipe PhenoGlad divulga nas redes sociais em todas as plataformas as ações do Projeto Flores para Todos para dar transparencia e valorizar os produtores, os extensionistas e as escolas: @phenoglad (instagram), @phenoglad1 (twitter), Equipe PhenoGlad (facebook), phenoglad (LinkedIn), phenoglad (Tik Tok) e no canal PhenoGlad no YouTube.