Julho é marcado pela retomada da precipitação na região sul do RS


Por: Estudante de Meteorologia Anderson Haas Poersch e Equipe SimulArroz

Figura 1- Precipitação durante a primeira quinzena (A) e a segunda quinzena (B) do mês de julho de 2018 ocorrida no estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch

Nesse mês de julho tivemos acumulados de precipitação bem variados no estado do Rio Grande do Sul. Na primeira quinzena de julho o volume de precipitação foi inferior a 50 mm na parte Oeste e norte do estado, enquanto a precipitação ocorrida nos setores leste, sudeste e extremo sul do estado foram superiores a 50 mm (Figura1A). Na segunda quinzena do mês de julho (Figura 1B) houve mudança em relação à primeira quinzena, onde os valores foram maiores em praticamente todo o estado. Na região leste ocorreram os maiores acumulados, com valores superiores a 100 mm, e em alguns pontos isolados próximos a 175 mm. Já no noroeste do estado, os valores foram mais baixos, não superando os 50 mm na faixa próxima ao Rio Uruguai.

Figura 2- Normal Climatológica (A) e Precipitação Acumulada (B) no mês de julho de 2018 no estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch

A Normal climatológica da precipitação para o mês de julho no estado do Rio Grande do Sul é superior de 125 mm em boa parte do estado, diminuindo na fronteira oeste e sul do estado onde a Normal é inferior a 125 mm (Figura 2A). A precipitação acumulada do mês de julho (Figura 2B) apresentou os maiores valores de precipitação, que se concentraram na faixa leste do estado, com valores superiores a 150 mm, com áreas com mais 200 mm nas regiões sudeste, extremo sul e nordeste. Já no oeste gaúcho foram registrados baixos volumes de chuva, sendo que em muitos locais o acumulado nesse período não passou dos 75 mm. Com isso podemos avaliar o mês de julho com precipitação acima da normal climatológica na faixa leste do estado, com anomalias positivas de precipitação próximas de 100 mm. Já a região oeste foi a que apresentou anomalias negativas de precipitação, ou seja, chuva abaixo do esperado, com anomalias negativas próximas a 75mm.

A região sul do estado teve baixa precipitação durante o verão e outono. A elevada precipitação durante o mês de julho (Figura2B) aliviou o déficit de precipitação dos últimos meses. Na região arrozeira do estado, neste restante do mês de agosto é importante que os produtores atentem para finalizar o preparo antecipado do solo, pois no próximo mês (setembro) inicia o período de semeadura recomendado pelo zoneamento agrícola. Na região tritícola do estado, as primeiras lavouras de trigo estão iniciando a floração e os produtores devem ficar atentos para as práticas de manejo visando proteger o potencial produtivo das suas lavouras.