Semeadura do trigo no RS intensificou semana passada mas está atrasada em relação à anos anteriores


Por: Equipe SimulArroz

Apesar do atraso o inicio da semeadura, primeiras lavouras de trigo já estão com as plantas em início do desenvolvimento vegetativo. Foto: Eduardo Lago Tagliapietra.

O trigo é a principal cultura de inverno no Rio Grande do Sul (RS). Os grandes volumes de chuvas que aconteceram em maio no RS dificultaram o início da semeadura deste cereal em função da alta umidade do solo nos primeiros dez dias de junho. Segundo o Informativo Conjuntural da EMATER/RS-Ascar N.º 1.455 22 de junho de 2017, com a melhora nas condições meteorológicas nos últimos dez dias, a semeadura de trigo teve um avanço significativo na semana passada, passando de 12% de área semeada para 53% (385 mil ha) em apenas uma semana, na média do estado. Algumas regiões estão mais atrasadas e outras mais adiantadas. Nas regiões de Ijuí e Santa Rosa, onde será a maior área cultivada com trigo no RS este ano (213,5 mil ha e 168 mil ha, respectivamente), a área semeada até a semana passada era de 65% e 78%, respectivamente. Apesar da intensa movimentação de máquinas realizando a semeadura do trigo nas lavouras gaúchas durante a semana passada, na média do estado a semeadura está atrasada este ano comparado aos anos anteriores, quando nesta época do ano o percentual já era de 74% das lavouras semeadas.

A previsão do tempo para esta semana é que haverá a formação de uma frente fria na quarta-feira e ela começará atuando na fronteira com o Uruguai. Na quinta ela ingressará no RS trazendo chuva nas regiões Sul, Campanha e parte da Fronteira Oeste. Na sexta-feira a frente fria avança para toda a metade sul do RS. Já no sábado, com menos intensidade, ela avançará para as demais regiões, trazendo mudança no tempo. Os maiores acumulados de chuva acontecerão na metade sul, diminuindo em direção ao norte, sendo que em locais da metade norte, poderá nem chover, havendo apenas queda nas temperaturas. Com isso, a expectativa é de que a semeadura do trigo no RS continue avançando rapidamente nos próximos dias, para aproveitar a umidade do solo e garantir que a semeadura seja realizada no período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de trigo na safra 2017 que, segundo PORTARIA Nº 246, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016 do MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, vai até final de junho ou metade de julho para maioria dos municípios gaúchos. Ressaltamos que é importante que produtores e técnicos fiquem atentos para a data limite de semeadura recomendada para cada município gaúcho.