Primeira Noite do SimulArroz Fronteira Oeste superou as expectativas


Por: Equipe SimulArroz

Participação na Primeira Noite do SimulArroz Fronteira Oeste, dia 21/06/2017, em Itaqui, foi acima da expectativa dos organizadores.

A noite do dia 21/06/2017 em Itaqui, a mais longa do ano devido ao solstício de inverno no Hemisfério Sul, foi especial para a equipe SimulArroz. Durante quatro horas, em uma sala confortável na Unipampa – Itaqui, aproximadamente 60 pessoas participaram da Primeira Noite do SimulArroz Fronteira Oeste. Foi o primeiro evento técnico-cientifico promovido pela equipe que leva o nome do modelo matemático de arroz mais usado hoje no RS. Entre os participantes estavam alunos do curso de Agronomia da Unipampa, vários extensionistas e a consultora em Agrometeorologia do Irga, agrônomos de empresas privadas e representantes do Sindicato Rural e prefeitura de Itaqui. A abertura, as 18h15min, foi realizada pelo coordenador do evento, Prof. Cleber Maus Alberto da Unipampa Itaqui e integrante da equipe SimulArroz Fronteira Oeste, que deu boas vindas aos participantes, pelos professores da UFSM Alencar Junior Zanon e Nereu Augusto Streck, integrantes da equipe SimulArroz em Santa Maria, e pelo agrônomo do Irga e Coordenador Regional da Fronteira Oeste Ivo Melo.

A sistemática do evento foi na forma de apresentação de trabalhos e após cada apresentação o público pôde fazer perguntas aos apresentadores. Os temas variaram desde semeadura de arroz até fatores que atualmente causam lacunas de produtividade de arroz e soja cultivados em terras baixas no RS, passando por cultivo de arroz irrigado por aspersão. Foram apresentados os resultados dos experimentos conduzidos na região produtora de arroz irrigado no Rio Grande do Sul, pelos integrantes da equipe SimulArroz, ou seja, o evento funcionou como momento de entrega de resultados da última safra para a sociedade. Os apresentadores dos trabalhos foram os alunos de Agronomia da Unipampa – Itaqui e integrantes da equipe SimulArroz FO Lorenzo Meus, Pablo Chaves, Yago Vieira, Matheo Marques, Gabriel Landskron e Felipe Dallaporta e os alunos de doutorado da UFSM integrantes da equipe SimulArroz em Santa Maria Giovana Ribas , Thiago da Rocha e Michel Rocha da Silva.

Programação da Primeira Noite do SimulArroz Fronteira Oeste abrangeu vários temas sobre arroz e soja cultivados em terras baixas no RS, com entrega de resultados da safra 2016/17.

O número de participantes e a qualidade das discussões foram acima da expectativa dos participantes e dos organizadores. Segundo o coordenador da organização do evento, Prof. Cleber Maus Alberto, o evento teve êxito total. “Proporcionamos ao público presente, além da apresentação dos resultados de pesquisa, momentos de discussão sobre as culturas do arroz irrigado e soja em áreas de terras baixas e as reflexões sobre os temas abordados contribuíram para nortear futuros projetos do grupo e instituições parceiras” ressaltou. “Assim, acho que o evento gerou resultados acima das expectativas e já está na agenda a sua segunda edição no próximo ano”, complementou o Prof. Cleber. Em reunião no dia seguinte entre SimulArroz e Irga, ficou acertado que a Segunda Noite do SimulArroz Fronteira Oeste será na segunda quinzena de junho de 2018.

A equipe SimulArroz é uma equipe multidisciplinar de pesquisa e extensão em arroz e soja no RS, com foco na solução dos problemas práticos do produtor gaúcho. Parte da equipe está sediada na Unipampa – Itaqui e por isso esta equipe é identificada como equipe SimulArroz Fronteira Oeste. A Fronteira Oeste (FO) é a região orizícola que mais produz arroz no RS, tanto em área como em produtividade, por isso a importância de ter uma equipe SimulArroz sediada nesta região. A equipe SimulArroz e SimulArroz FO tem vários parceiros, públicos e privados, para desenvolver seus trabalhos de pesquisa e extensão, destacando-se o Irga, a EMATER/RS-Ascar e a Sementes Ceratti, e está aberta a novos parceiros, pois entende que somente trabalho em colaboração e parceria pode atender as necessidades práticas dos produtores de arroz no RS. A divulgação de informações técnicas e científicas atualizadas sobre arroz e soja é realizada nas redes sociais SimulArroz no Facebook (www.facebook.com/simularroz), Instagram (@simularroz) e Twitter (@simularroz1) através de matérias e vídeos produzidos pela própria equipe. Interessados em parcerias ou que desejam tirar dúvidas ou dar sugestões podem entrar em contato com o SimulArroz pelas redes sociais.