Segurança alimentar foi tema de palestra na UFSM


Por: Equipe SimulArroz

Prof. Alencar Junior Zanon, da Equipe SimulArroz, palestrou na 32ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.

“Ciência para segurança e soberania alimentar” foi o tema de uma palestra durante a 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nesta segunda-feira, 23/10/2017. O palestrante foi o Professor da UFSM Alencar Junior Zanon, integrante da Equipe SmulArroz Região Central.

A palestra teve duas partes. Primeiro o professor Alencar abordou que o aumento da população mundial projetado para 2050 pode chegar a 10 bilhões de pessoas (atualmente é 7,6 bilhões). Esse aumento projetado na população vai causar um aumento na demanda por alimentos, o que exigirá aumento na produção mundial das culturas agrícolas. O problema é que as atuais taxas de aumento na produtividade das principais culturas de grãos, como milho, soja e trigo verificadas nos últimos 40 anos não irão atender a esta demanda até o metade do século 21. Para atender a esta demanda, existem duas alternativas: crescimento horizontal da produção (aumento da área plantada) ou crescimento vertical da produção (aumento da produtividade das culturas). A segunda opção é a mais provável, mas precisará vir de forma sustentável, baseada na visão de sistemas de produção, não às custas de insumos unicamente.

Reitor da UFSM, Professor Paulo Afonso Burmann, abriu ontem a 32ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.

Na segunda parte da palestra, o professor Alencar enfatizou que o primeiro passo para se fazer uma agricultura intensificada e sustentável é conhecer as lacunas de produtividade (a diferença entre quanto os produtores colhem atualmente e quanto é o potencial de produtividade da lavoura) e os fatores que causam as lacunas. Destacou o projeto global de lacunas de produtividade que está em andamento a nível internacional e que o Brasil também está presente neste projeto internacional através da equipe SimulArroz, junto com o IRGA, a Embrapa e a Esalq/USP. Os primeiros resultados sobre as lacunas de produtividade e os fatores que as causam para arroz e soja em terras baixas no RS já tem dois anos de coleta de dados pelos extensionistas do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e o estudo para soja e milho em terras altas no RS vai iniciar este ano, a cargo da Equipe SimulArroz em parceria com a Emater/RS-Ascar.

A 32a JAI da UFSM é o maior evento científico – acadêmico anual do interior do RS. A abertura foi ontem (23/10) com a presença do Reitor da UFSM, o professor Paulo Afonso Burmann. Até sexta-feira serão apresentados 4.871 trabalhos científicos e acadêmicos de todas as áreas do conhecimento, mais de 30 palestras e mais de 20 eventos acontecendo em todo o Campus de Santa Maria. A Equipe SimulArroz Região Central participa da JAI com trabalhos científicos e de extensão voltados para problemas práticos do produtor gaúcho de arroz e soja.