Dia de Campo Sobre Floricultura contou com quatro estações técnicas e duas vitrines tecnológicas focadas em apresentar alternativas de renda para a pequena propriedade


O evento

O “Dia de Campo sobre Floricultura: produzindo flores, gerando alternativas”, chega à sua segunda edição no

A pós colheita das flores foi o tema de outra estação técnica, a cargo das Eng. Agrônomas Regina Tomiozzo e Mércia Carvalho.

formato presencial e o público participante teve a oportunidade de participar das estações técnicas e vitrines tecnológicas, que foram a grande novidade desse ano. O dia de campo foi realizado no dia 16 de dezembro de 2021 na propriedade da família Cauzzo, no distrito de Arroio Grande (Santa Maria). Na primeira edição, realizada ano passado em 29/10/2020, o evento foi totalmente online pelas redes sociais PhenoGlad e foi assistido por mais de 10 mil pessoas ao redor do mundo. Agora, com a flexibilização das medidas sanitárias de enfrentamento da pandemia do Covid-19, o evento foi realizado de forma presencial, tomando-se todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias como distanciamento e uso obrigatório de máscara durante todo o evento, confirma o Professor Nereu A. Streck, da comissão organizadora do evento. A promoção do evento foi do Projeto Flores para Todos, da Emater/RS-Ascar, da Equipe PhenoGlad da UFSM e das empresas QP Mudas e Crop Júnior, ambas empresas de alunos na UFSM.  Segundo o professor Nereu, este é o único Dia de Campo em Floricultura no Brasil pelo segundo ano consecutivo, em função da pandemia.

 

 

Estações técnicas e vitrines tecnológicas

A cultura da dália, grande novidade do projeto Flores para Todos na 8° fase, foi abordada em duas estações técnicas do evento.

 

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer quatro estações técnicas:

-Gladíolo: o pioneirismo do Projeto Flores para Todos

-Manejo sustentável do solo e da água na produção de dálias de corte

-Showroom de cultivares de dálias de corte

-Manejo de colheita e pós-colheita de flores de corte

 

 

Além das estações técnicas, o evento também oportunizou aos participantes a conhecerem o trabalho de duas empresas de alunos da UFSM apresentadas em duas vitrines tecnológicas:

-O encanto das flores: alternativas para arranjos florais – Crop Junior

-Novas tecnologias em mudas e produção de morangos – QP Mudas

O professor Nereu destaca que entre as novidades do evento estão as vitrines tecnológicas. A UFSM é uma referência nacional na formação de alunos empreendedores e nas duas vitrines tecnológicas os alunos de graduação e pós-graduação que conduzem as duas empresas exporam seus produtos, visando prospectar futuros clientes. “Esse é o papel social importante da UFSM, formar e criar o laboratório para os novos empreendedores”, destaca Streck.

 

Participantes do evento

O evento contou com a presença de de 75 participantes, dentre eles, produtores  de 25 municípios e extensionistas da Emater de vários locais que participam e conduzem o projeto Flores para Todos no RS e em outros estados brasileiros, alunos e professores da UFSM e das escolas rurais participantes do projeto. Participou também do evento o produtor Daniel Boersen, de Holambra/SP, referência nacional na produção de tubérculos de dálias e a Coordenadora da Equipe PhenoGlad no Piauí Mércia de Carvalho Almeida Rêgo, que também é produtora de flores e dona de uma floricultura na capital Teresina/PI.

Abertura do evento com a participação de autoridades.

Na abertura do evento, dentre as autoridades participantes estiveram o Magnifico Reitor da UFSM Paulo Afonso Burmann e o Presidente da Associação Rio-Grandense de Floricultura (AFLORI) e Vice Presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR), Walter Luis Winge. Na participação no evento, Winge destacou: “Lá em Santa Maria vi a aproximação da pesquisa com os produtores que tanto falo que temos que buscar”. “Voltei muito feliz e impressionado com o bonito e eficaz trabalho que mobiliza estudantes, empresas encubadas, empresas comerciais, Emater, e grande número de produtores, e TODOS empolgados e vibrando. Temos que aproveitar a energia dos jovens empolgados, os recursos disponíveis para pesquisa, e a necessidade dos produtores. Tudo alinhado e ajustado redundará em muitos frutos para todos eles e para a sociedade como um todo”, conclui o Presidente.

 

Nos acompanhem nas redes

A Equipe PhenoGlad divulga nas redes sociais em todas as plataformas as ações do Projeto Flores para Todos para dar transparencia e valorizar os produtores, os extensionistas e as escolas: @phenoglad (instagram), @phenoglad1 (twitter), Equipe PhenoGlad (facebook), phenoglad (LinkedIn), phenoglad (Tik Tok) e no canal PhenoGlad no YouTube.

 

Confira na galeria de imagens abaixo mais alguns registros do evento:

 

 

Deixe um comentário