Por: Equipe SimulArroz

Integrantes da Equipe SimulArroz foram recebidos no Uruguai pelo pesquisador do INIA Gonzalo Carracelas (segundo da direita para a esquerda).
Com equipes espalhadas pelo Rio Grande do Sul e em Tocantins, agora é a vez da Equipe SimulArroz dar um passo além das fronteiras do Brasil. Na última quarta-feira (20/12/2017) integrantes da Equipe estiveram no Uruguai para acertarem detalhes de parceria com o Instituto Nacional de Investigación Agropecuária (INIA). O pesquisador do INIA Gonzalo Carracelas recebeu os integrantes da Equipe SimulArroz Alencar Junior Zanon, Michel Rocha da Silva, Giovana Ghisleni Ribas e Bruna San Martin Rolim Ribeiro na área experimental de arroz irrigado em Paso Farias, província de Artigas, norte do Uruguai.

Equipe SimulArroz esteve também em Tacuarembó, no Uruguai.
Durante um tour pela área experimental foram visitados os principais experimentos com a cultura do arroz irrigado que estão sendo conduzidos nessa estação experimental na safra 2017/2018. A Equipe aproveitou para realizar avaliações no experimento que está sendo conduzido com o objetivo de introduzir no modelo SimulArroz as principais cultivares de arroz semeadas atualmente no Uruguai. Já na quinta-feira pela manhã a Equipe SimulArroz foi até a estação experimental no INIA em Tacuarembó, no centro do Uruguai, onde foram recebidos pelo Diretor Regional do INIA e conheceram pesquisadores, técnicos e os laboratórios da estação de pesquisa.
Ficou acertado que a aluna do Curso de Agronomia da UFSM Bruna San Martin irá realizar o estágio curricular obrigatório no INIA em Tacuarembó. Na agenda da parceria com o INIA, serão calibradas as cultivares INIA Olimar, El Paso 144 e INIA Mirim no modelo SimulArroz e em fevereiro de 2018 a Equipe SimulArroz irá participar do Dia de Campo Regional do INIA em Artigas no Uruguai.