Lavoura de arroz com a cultivar Irga 424 CL sem aplicação de fungicida é colhida na Região Central


Por Equipe SimulArroz

Colheita da lavoura agradou pela produtividade elevada para a Região Central.

Uma lavoura dos irmãos Bastiani no município de Dona Francisca, Região Central do RS, semeada dia 28/09/2016 com a cultivar Irga 424 CL, foi colhida na última segunda-feira (20/02/2017). Além da semeadura bastante precoce para esta região orizicola nesta safra, o destaque da lavoura é que não houve aplicação de fungicida durante a estação de crescimento. A cultivar Irga 424 CL é resistente à bruzone, a principal doença do arroz no RS. Como não foi aplicado fungicida, houve redução do custo de produção, como preconizado pelo Projeto 10+ do Irga. “Notei um pouco de esterilidade de grãos e de carvão nos grãos, mas não verifiquei nenhum sintoma de bruzone na lavoura” comentou Nole Bastiani, um dos proprietários, no domingo a tarde quando a equipe SimulArroz esteve na lavoura e presenciou o início da colheita interrompida pela chuva.

Irmãos Bastiani de Dona Francisca são orizicultores e a primeira lavoura que colheram nesta safra não teve aplicação de fungicida

Após a colheita de toda a lavoura, a produtividade foi de 180,6 sacas/ha com uma umidade média de 21% (ou 164 sacas/ha a 13% de umidade), informou Loecir José Bastiani, outro proprietário. Ainda segundo Loecir, a densidade de semeadura foi de 80 kg/ha e a adubação usada na lavoura foi de 300kg de 8-18-28 na semeadura e 150kg/ha de uréia em V3 antes da entrada de água. A produtividade de grãos da lavoura dos irmãos Bastiani, está acima da produtividade média dos últimos anos da Região Central do RS.

O modelo SimulArroz foi rodado com base nas informações da lavoura e a produtividade simulada foi de 171,2 sacas/ha a 13% de umidade, 7 sacas/ha acima da produtividade observada na lavoura. Como a maioria das práticas de manejo (época de semeadura, densidade de semeadura, entrada da água na lavoura) foram realizadas de acordo com as indicações técnicas para a cultura do Arroz Irrigado no RS, a Equipe SimulArroz acredita que se os produtores tivessem aplicado mais nitrogênio em cobertura, a produtividade de grãos desta lavoura poderia ter sido ainda maior, pois a cultivar Irga 424 CL apresenta aumento de produtividade de grãos com aplicações de até 150 kg/ha de nitrogênio (330 kg/ha de uréia).

 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *