Equipe Simanihot integrará programação de Dia de Campo em Júlio de Castilhos


Por: Equipe Simanihot

Dia de Campo com foco na Agricultura Familiar vai acontecer na E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida, Júlio de Castilhos

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida (E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida), escola rural na localidade de São João dos Mellos, em Júlio de Castilhos/RS, vai ser o palco do “Dia de Campo: Alternativas para a Agricultura Familiar”  no dia 10 de maio de 2019. A decisão foi tomada em reunião que aconteceu quarta-feira, 19 de dezembro, na sede da instituição. Participaram do encontro o professor Nereu Augusto Streck integrante da Equipe PhenoGlad/UFSM, a professora Lilian Osmari Uhlmann integrante da Equipe PhenoGlad/UFSM, a estudante do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Politécnico da UFSM Veronica Fuzer Guarienti integrante da Equipe PhenoGlad/UFSM, o Assistente Técnico Regional da Emater de Santa Maria Alfredo Schons, os extensionistas da Emater de Júlio de Castilhos Mateus Gomes, Elizangela Zancan e Marisete Rockenbach a Professora da Escola Vilma Zanon, Diretor da Escola José Alencar Zanon, a Coordenadora Pedagógica da Escola Deise Barbieri, a pesquisadora da Secretaria da Agricultura do RS Liege Camargo e o Secretário da Agricultura de Júlio de Castilhos Geraldo Ozelame. A Equipe Simanihot da UFSM foi representada pelos estudantes de mestrado Charles Patrick de Oliveira de Freitas e Alexandre Ferigolo Alves e pela estudante de Agronomia Luiza Brum Rodrigues.

Equipe Simanihot vai participar com uma estação sobre silagem de mandioca

A reunião serviu para acertar detalhes da organização e estrutura do evento, como as estações técnicas: Forrageiras para alimentação animal (a cargo da Emater/RS-Ascar); Soja e feijão na alimentação humana (a cargo do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária do RS); Microaçude: uso e benefícios na propriedade rural (a cargo da Secretaria da Agricultura do município de Júlio de Castilhos); Gladíolo: uso no paisagismo e fonte de renda ao produtor ( a cargo da Equipe PhenoGlad da UFSM, Emater/RS Ascar e E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida) e Silagem de mandioca como alternativa no vazio forrageiro (a cargo da Equipe Simanihot/UFSM, Emater/RS-Ascar e E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida). O foco na estação sobre mandioca será demonstrar como fazer a silagem de mandioca e apresentar sua composição nutricional visando a oferta de alimentação para bovinos de corte e de leite na propriedade rural familiar durante o vazio forrageiro no RS .

Após a reunião, os representantes foram até a área didático experimental da escola, onde será o palco do evento. A Equipe Simanihot aproveitou para definir o local em que será realizada a estação sobre silagem de mandioca e para mostrar aos representantes das instituições os experimentos que estão sendo conduzidos em parceria com a E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida nesta safra 2018/2019.

 

Deixe um comentário