Por Equipe PhenoGlad

Cultivo consorciado de gladíolo com alface em Faxinal do Soturno/RS. Foto: Leonardo Brondani/Emater
A diversificação da produção é um dos pilares para a construção da sustentabilidade da agricultura familiar. O projeto de extensão “Flores para Todos” visa levar a floricultura como alternativa de renda e diversificação de culturas para as pequenas propriedades rurais do Brasil.
Em Faxinal do Soturno, um dos 35 municípios do Rio Grande do Sul que já recebeu este projeto, a agricultora Naila Barbieri participou da terceira fase, que visou a produção de gladíolos para o dia das Mães 2019. Com o sucesso do cultivo, Naila decidiu continuar investindo no gladíolo apostando na produção para o Dia de Finados 2019, o terceiro maior pico de consumo de flores no Brasil. O plantio foi realizado nos dias 23/07 e 31/07, de acordo com indicado pelo aplicativo PhenoGlad Mobile-RS e com o assessoramento dos extensionistas do escritório municipal da EMATER/RS-Ascar de Faxinal do Soturno.
Decidida a inovar ainda mais, Naila aproveitou o espaço entre as linhas de plantas de gladíolo e plantou uma fileira de alface. Esta prática de cultivar mais de uma espécie ou cultura na mesma área é denominada “cultivo consorciado”. Tem como vantagem o melhor uso da área e assim aumentar a eficiência de uso da terra (EUT).
O extensionista da Emater Leonardo Brondani, que desenvolve o projeto Flores para Todos no município desde a terceira fase, comenta que a iniciativa partiu da produtora. “Após a colheita dos cormos de gladíolo do cultivo anterior, ela se deparou com o canteiro vazio. Como ainda faltava um tempo para o plantio da quarta fase, ela me questionou sobre a utilização do canteiro para o cultivo de alface”, explica Brondani. “Mesmo após o plantio de gladíolo para o Dia de Finados deste ano (quarta fase do Flores para Todos), percebemos que a faixa central do canteiro poderia ser utilizada, pois os gladíolos não fariam um sombreamento muito grande que pudesse prejudicar o desenvolvimento da alface, e então ela seguiu plantando”, conclui Brondani.
Brondani ainda avalia o cultivo consorciado como uma ótima alternativa para áreas pequenas, com espaços limitados para os cultivos e indica sempre que for possível juntar dois cultivos, mesmo que um deles seja apenas para o consumo da família, é ideal.
A Equipe PhenoGlad parabeniza a Naila Barbieri e o escritório municipal da Emater de Faxina do Soturno por inovar no projeto Flores para Todos.
Acompanhe o Projeto Flores para Todos e a rotina e as ações das Equipe PhenoGlad nas redes sociais oficiais no Facebook, no Instagram, no Twitter e no canal do YouTube.