Equipe SimulArroz realiza palestra com pesquisador Internacional sobre limitação de nitrogênio


Por: Equipe SimulArroz

O nitrogênio é um fator limitante em lavouras de altas produtividades de soja? Essa pergunta é vista como polêmica e, que para alguns é tabu , foi o foco da palestra do pesquisador em fisiologia da Universidade de Nebraska, Lincoln, dos Estados Unidos, Nicolas Cafaro. Cerca de 120 pessoas entre estudantes, professores,  produtores e extensionistas encheram o auditório do Colégio Politécnico da UFSM, na quarta-feira, 9 de janeiro.

Quem ficou em casa também não perdeu nenhum detalhe, pois pode acompanhar a palestra pela transmissão ao vivo na página oficial da Equipe SimulArroz no Facebook. Há também quem passou o dia viajando, veio de longe, para tirar as dúvidas com o pesquisador, como é o caso do professor doutor do curso de agronomia da Unipampa/Itaqui- RS e integrante da equipe SimulArroz Fronteira Oeste, Cleber Maus Alberto.

 Confira a LIVE da palestra no Youtube SimulArroz 

Confira a LIVE da palestra no Facebook 

Animado, ele destaca que a iniciativa da Equipe proporcionou ganhos de conhecimento. “A cultura de soja está em nível mundial. A palestra nos permite um novo pensar do que a gente pode levar para o futuro para o desenvolvimento de novas tecnologias, isso é fundamental tanto para pesquisadores, como para produtores que pensam em altas produtividades”, ressalta Alberto.

O auditório lotado e a transmissão que alcançou mais de 2,4 mil visualizações no perfil da Equipe levam os coordenadores do SimulArroz a uma conclusão, “sucesso. Superou todas as expectativas!”, aponta o professor Alencar Junior Zanon. Ele ainda agradece a todos os parceiros que ajudaram a realizar a iniciativa e reforça, “para nós é uma satisfação muito grande. É o nosso foco enquanto Equipe, levar informações de qualidade pensando no lucro do produtor”, disse Zanon.  Perguntado do porque trazer para Santa Maria um debate deste nível, o coordenador foi enfático: “nós temos como missão trazer o que tem de melhor no mundo, nesse sentido nós trazendo o doutor Nicolas temos a tranquilidade em dizer que (ele) deve estar entre as cinco pessoas mais influentes que fazem pesquisa de soja no mundo, que detêm o conhecimento e tem o estado da arte desta cultura”, pontua Alencar Zanon.

No dia 8 de janeiro, o crop pesquisador em fisiologia, Nicolas Cafaro, participou de um tour de soja com a Equipe Simularroz.

O Crop pesquisador, parceiro da Equipe, Nicolas Cafaro, ficou surpreso com tamanha repercussão e engajamento do público com a palestra, in loco e pelas plataformas digitais.”Jamais tinha falado para tantas pessoas. Poder compartilhar conhecimentos de pesquisa das lavouras produzidos na Argentina e Estados Unidos para um grande público é algo muito lindo, vou levar isso para a vida toda”, vibra Cafaro.

Colega no doutorado, em Nebraska, Estados Unidos do professor Alencar Zanon, coordenador da Equipe, Nicolas recorda que entre um experimento e outro sempre havia um convite para ele vir ao Brasil falar sobre limitação de nitrogênio em soja. “Quando nós trabalhamos juntos, o professor Nereu e o Alencar sempre me falavam, ai começou esta relação e eu decidi conhecer um pouco da cultura de soja aqui no Rio Grande do Sul”, comenta.

Sobre as lavouras visitadas na Região Central do Estado, onde a Equipe conduz experimentos – Júlio de Castilhos (Agropecuária Cechin), Tupanciretã (Agropecuária Richter) e Cruz Alta (Sementes Aurora), o pesquisador demonstrou otimismo. Para ele, “está no nível mundial. Todos produtores estão muito tecnificados”, aponta Cafaro.

Por fim, Nicolas ressalta que a aproximação entre pesquisa, extensão e produtor é uma oportunidade de difundir conhecimentos e aproximar disciplinas (temas). “Assim podemos desenvolver novas práticas de manejo e solucionar esta limitação (de soja), por exemplo. Que as disciplinas possam interagir e se busque resultados para o futuro”, conclui Cafaro.

A palestra “o nitrogênio é um fator limitante em altas produtividades de soja”, foi uma realização da Equipe SimulArroz, com apoio do Colégio Politécnico UFSM, Adubasul,  Nufarm, Produquímica- Compas Minerals, Yara Fertilizantes, Centro de Ciências Rurais e Fluída Assessoria de Comunicação.

Deixe um comentário