Por: Equipe SimulArroz

Professor Alencar apresentando o trabalho intitulado “ÉPOCA DE SEMEADURA: LACUNA DE PRODUTIVADE EM LAVOURAS DE SOJA DE ALTO NÍVEL TECNOLÓGICO EM TERRAS BAIXAS” no CBAGRO na Bahia, Brasil.
Nesta quinta-feira, 17/08/2017, a equipe SimulArroz apresentou um trabalho sobre a cultura da soja em terras baixas no XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) em Juazeiro, Bahia. O trabalho foi selecionado para apresentação oral e foi apresentado pelo Professor do Departamento de Fitotecnia, Alencar Junior Zanon, da Universidade Federal de Santa Maria.
O título da apresentação foi “ÉPOCA DE SEMEADURA: LACUNA DE PRODUTIVADE EM LAVOURAS DE SOJA DE ALTO NÍVEL TECNOLÓGICO EM TERRAS BAIXAS”. O professor Alencar iniciou a apresentação caracterizando o cultivo de soja em áreas tradicionalmente cultivadas com arroz irrigado no Rio Grande do Sul, ressaltando que a época de semeadura é um dos fatores que determina o potencial de produtividade de soja no estado, de acordo com os resultados publicados no artigo Agronomy Journal (Zanon et al., 2016). Após destacou o projeto realizado de forma conjunta com o Instituto Rio Grande do Arroz (IRGA), principal órgão de pesquisa e extensão do RS. “Um dos principais resultados desse estudo que foi realizado a nível de lavoura é que a época de semeadura é um fator que limita produtividade para aqueles produtores de alto nível tecnológico alto (acima de 3,5 Mg ha-1), e não é um fator que limita produtividade para os produtores de médio e baixo nível tecnológico”, destaca o prof. Alencar.
Ao final da apresentação o Prof. Alencar agradeceu o apoio da diretoria e dos pesquisadores do IRGA e principalmente do trabalho dos extensionistas do IRGA que em parceria com a Equipe SimulArroz viabilizam esses trabalhos que avançam a barreira do conhecimento e são aplicados em propriedades rurais do Rio Grande do Sul.