A 8ª Fase do Projeto Flores para Todos teve início em Julho de 2021 e encerrou no início de Janeiro de 2022 com novidade e números recordes. A novidade da fase foi a introdução do cultivo de dálias, que irá permanecer nas próximas etapas juntamente com o girassol, gladíolo e statice. Do Rio Grande do Sul ao Piauí, os girassóis de corte foram um grande sucesso, repetindo o sucesso da sétima fase, devido seu curto ciclo de cultivo, fácil manejo e durabilidade em vasos como flor de corte. No Rio Grande do Sul, o projeto Flores para Todos mais uma vez teve o apoio e a liderança dos extensionistas da EMATER-ASCAR/RS dando assistência técnica aos produtores durante o cultivo, garantido que tenham o manejo correto e tirando as dúvidas dos que ingressaram recentemente no projeto.

Dália de corte: a novidade da 8ª fase.
Produção da 8ª Fase
Mesmo com as dificuldades durante o segundo ano da pandemia, as atividades foram planejadas e executadas afim de expandir o projeto no Brasil. Nessa fase foram 48 produtores e 6 escolas em 5 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Piauí. Foram 16 municípios que realizam o cultivo de gladíolos (em 16 produtores e 3 escolas rurais), 20 municípios realizaram o cultivo de girassóis de corte (19 produtores e uma escola rural), 7 municípios realizam o cultivo de statice e 6 municípios realizam o cultivo de dálias (6 Produtores, uma prefeitura e 3 escolas).
A cultura do gladiolo, flor pioneira no projeto, teve produção de aproximadamente 3.800 hastes florais com foco na comercialização para o Dia de Finados 2022. A statice, conhecida como uma flor seca ou sempre viva, teve uma produção de 10.500 hastes florais e também teve uma grande procura para o Dia de Finados por ter maior durabilidade quando desidratada (cerca de 1 ano), com produção de 10.500 hastes florais. A statice foi geralmente comercializada em maços de 12 hastes. Os girassóis, que encantam os consumidores, teve uma produção de 2.000 hastes por todo o Brasil. E as dálias, espécie introduzida agora no projeto, teve uma produção de cerca de 1.000 flores para corte, superando as expectativas dos produtores.

Mudas de girassol recém transplantadas.
Alcance inédito do Projeto
A oitava foi a maior fase do Projeto Flores para Todos até agora, estando presente em diversas regiões do Brasil nos seguintes municípios:
- Teresina (PI),Campo Grande (MS),Cascavel (PR), Santa Helena (PR), Concórdia (SC), Ituporaga (SC), Trombudo Central (SC), Rio do Sul (SC), Herval D’Oeste (SC), Curitibanos (SC), Caçador (SC),Caiçara (RS), Seberi (RS), Novo Xingu (RS), Tuparendi (RS), Passa Sete (RS), Ivoti (RS), Panambi (RS), Júlio de Castilhos (RS), Cachoeira do Sul (RS), Rio Grande (RS), Santa Maria (RS), Formigueiro (RS), Carazinho (RS), Santa Rosa (RS), Nova Palma (RS), Ivorá (RS), Piratini (RS), Arroio do Tigre (RS), Estrela Velha (RS), Caxias do Sul (RS), Teutônia (RS), Dona Francisca (RS), Jaguari (RS), Faxinal do Soturno (RS), Vale do Sol (RS) e Pelotas (RS).
Completada a oitava fase, desde o início, em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 157 famílias rurais e 23 escolas do campo em 12 estados brasileiros + Distrito Federal nas cinco Regiões Brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte).
Assistência
As Equipes PhenoGlad dos estados envolvidos na oitava fase realizaram visitas aos produtores uma vez por mês e também reuniões on line para auxiliar os produtores de forma remota, disponibilizando vídeos explicativos e planilhas de acompanhamento de produção e avaliação para que o manejo das plantas fosse feita de forma adequada. Foi mais uma grande experiência para testar novas formas de fazer extensão rural com ferramentas digitais modernas.
Nos acompanhem
A Equipe PhenoGlad divulga nas redes sociais em todas as plataformas as ações do Projeto Flores para Todos para dar transparencia e valorizar os produtores, os extensionistas e as escolas: @phenoglad (instagram), @phenoglad1 (twitter), Equipe PhenoGlad (facebook), phenoglad (LinkedIn), phenoglad (Tik Tok) e no canal PhenoGlad no YouTube.
Confira fotos da 8ª Fase do Projeto Flores para Todos:
- Statices em Rio do Sul/SC.
- Dálias em Cachoeira do Sul/RS.
- Avaliações de Statices em Santa Maria/RS.
- Colheira de dálias em escolas.
- Statices White em Curitibanos/RS.
- Girassóis em Santa Maria/RS.
- Colheita de Girassol.
- Girassol no Mato Grosso do Sul
- Dália: Cultivar Dark Spirit.
- Gladíolos em Santa Catarina.
- Gladíolos nas escolas. Nova Palma/RS.
- Mudas de Girassol em Ituporanga/SC.
- Gladíolos no Rio Grande do Sul.
- Colheita de Statices pela Equipe PhenoGlad. Santa Maria/RS.
- Medição de área foliar em Girassol na cidade de Novo Xingú/RS.
- Colheita do experimento de Dálias em Santa Maria/RS.
- Produção de gladíolos auxiliado pela EMATER em Santa Rosa/RS.
- Produção de Gladíolo em Formigueiro/RS.
- Colheita de dálias em Santa Maria/RS.
- Emergência dos Bulbos de dálias.
- Transplante de mudas de Girassol.
- Mudas de girassol recém transplantadas.
- Transplante do Girassol em Novo Xingú/RS.
- Viagem técnica à estudos na cidade de Holambra/SP.
- Florescimento de Statice.
- Plantio dos bulbos de dálias em Faxinal do Soturno/RS.
- Plantio de bulbos de Gladíolos nas escolas.
- Plantio de bulbos de gladíolos realizados pelos produtores.
- Cultivo de Gladíolos em Estrela Velha/RS.
- Canteiros com os bulbos de Gladíolos para plantio.
- Dia de campo realizado em dezembro na cidade de Santa Maria/RS.
- Estação de Dálias no dia de campo.
- Produtores e colaboradores no dia de campo.
- Dálias: cultivar pompom.
- Colheira de Statices.
- Experimento de dálias em Santa Maria/RS.
- Canteiros com o cultivo de girassol.
- Statices no campo a serem colhidas.
- Girassóis em Novo Xingú/RS.
- Mudas prontas para transplante.
- Dálias colhidas no experimento em Santa Maria/RS.
- Dálias: cultivar Rebecca’s World
- Dálias: Cultivar promise.
- Girassóis em ponto de colheita.
- Colheita de girassol em Seberi/RS.
- Girassóis em Rio Grande/RS.
- Buque de girassol feito por produtores.
- Produção de Girassol no Paraná.