Equipes PhenoGlad de SC e RS participaram do 22º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais


Por Equipe PhenoGlad:

Equipes PhenoGlad de SC e RS ministraram curso sobre Floricultura Digital

Durante os dias 07 a 11 de outubro de 2019, as Equipe PhenoGlad de SC e do RS participaram do 22º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais, ocorrido nas cidades de Petrolina/Pernambuco e Juazeiro/Bahia. Concomitantemente ao evento, foi realizado também o 9º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, ambos acontecem a cada dois anos. Nesse sentido, para a próxima edição do evento, no ano de 2021, a cidade sede será Holambra/SP, a Cidade das Flores. Os congressos são uma promoção da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO) e da Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas (ABCTP).

Mesa redonda sobre “Floricultura – da pesquisa à extensão rural com inovação tecnológica” minstrada pelas Equipes PhenoGlad de SC e RS foi coordenada pela Pró-Reitora de Extensão da UNIVASF.

Dentre os participantes do evento, estavam a Coordenadora da Equipe PhenoGlad do Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul/SC, Alexandra Goede de Souza, e os coordenadores da Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria. professor Nereu Augusto Streck e professora Lilian Osmari Uhlmann. As Equipes PhenoGlad participaram do evento em vários momentos: ministraram um minicurso, participaram de uma mesa redonda, apresentaram trabalhos científicos e de extensão durante o evento, além de realizarem o lançamento do livro “Gladíolo – Fenologia e manejo para produção de hastes e bulbos”, o qual chamou bastante a atenção dos congressistas por conter informações de práticas de manejo da cultura apresentadas em linguagem simples.

No primeiro dia do evento, foi ministrado, pelas professoras Lilian e Alexandra, o minicurso intitulado “Usos e aplicações do modelo PhenoGlad na pesquisa e na extensão”. Na oportunidade, os congressistas puderam aprender sobre o funcionamento do modelo e sua aplicação para calcular o desenvolvimento do gladíolo para qualquer local do Brasil.

Equipe PhenoGlad de SC foi premiada com melhores trabalhos técnico científicos na área de Floricultura e Plantas Ornamentais na categoria graduação e pós- graduação

A participação da Equipe PhenoGlad na mesa redonda intitulada “Floricultura – da pesquisa à extensão rural com inovação tecnológica” foi moderada pela Pró-Reitora de Extensão da UNIVASF, Dra. Lúcia Marisy Sousa Ribeiro de Oliveira, e contou com duas palestras. Na primeira delas, proferida pelas professoras Lilian Osmari Uhlmann (UFSM) e Alexandra Goede de Sousa (IFC – campus Rio do Sul), tratou das tecnologias digitais e sua aplicação na floricultura, enfatizando o aplicativo PhenoGlad Mobile – RS e SC como ferramenta na pesquisa e de gestão no Projeto Flores para Todos nos estados do RS e SC. A segunda palestra da mesa redonda, proferida pelo professor Nereu Augusto Streck (UFSM), abvordou o tema “Projeto Flores para Todos: a experiência de um projeto inclusivo de extensão na Região Sul do Brasil”, apresentando os resultados do projeto que já chegou a 55 municípios dos três estados da Região Sul do Brasil e a 11 escolas rurais, com produção de 31 mil hastes de gladíolos em dois anos (2018 e 2019).

Lançamento do livro “Gladíolo – Fenologia e manejo para produção de hastes e bulbos” chamou a atenção dos congressistas

A Equipe também apresentou trabalhos científicos e de extensão na forma de banner durante o evento. Dentre eles, dois trabalhos apresentados por integrantes da Equipe PhenoGlad – SC foram premiados como melhores trabalhos técnico científicos na área de Floricultura e Plantas Ornamentais na categoria graduação e pós- graduação.

A participação no congresso também serviu para expandir os parceiros da Equipe PhenoGlad, através do projeto “Flores para Todos”, o qual será levado para a região Cento-Oeste e Nordeste do Brasil.  Desde 2018 o projeto vem trazendo a cultura do gladíolo (ou Palma-de-Santa-Rita) como alternativa de renda e diversificação da propriedade para pequenos produtores familiares. O gladíolo é a flor símbolo no projeto por apresentar rusticidade, exige pouca mão de obra e principalmente, por não depender de estufas para seu cultivo, tornando-se uma excelente opção para produtores e escolas rurais. Nesse sentido, a Equipe PhenoGlad vem trabalhando com outras culturas que seguem as mesmas características do gladíolo, para tornar a floricultura uma alternativa de baixo custo para agricultores familiares do Brasil diversificarem sua produção.

Equipe PhenoGlad do Vale do São Francisco foi formada durante o congresso

No Centro-Oeste, a EMATER do Distrito Federal, a AGRAER (correspondente à EMATER) de Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal de Goiás irão coordenar o projeto. Enquanto no Nordeste, o projeto será coordenado pela Equipe PhenoGlad do Vale do São Franscico, composta por professores e alunos da UNIVASF e pela Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Pernambuco.

O Projeto Flores para Todos

Distribuição geográfica dos 55 municípios da Região Sul do Brasil onde o projeto Flores para Todos chegou até 2019

O projeto Flores para Todos é uma realização das Equipes PhenoGlad de várias universidades e institutos Federais do RS, SC, e Paraná e da Emater do RS e do Paraná. O projeto ganhou o nome de “Flores para Todos”, pois busca oferecer uma alternativa de renda ao agricultor familiar através da floricultura, além de levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia e conectando pessoas na comunidade. O Projeto tem um co-irmão nos Estados Unidos chamado “Local Flowers, Local Farmers: a Growing Movement” (tradução Flores Locais, produtores locais: um movimento em crescimento), uma iniciativa da Associação de Produtores de Flores de Corte (do ingles Association of Specialty Cut Flower Growers), que está ganhando força em todo os Estados Unidos, pois resgata a tradição de cultivo de flores de corte e, por lá, já tem floriculturas que só comercializam flores produzidas no município e, nas feiras os consumidores podem comprar as flores e fazer seu próprio arranjo. Atualmente, o projeto já está em sua quarta fase de execução, objetivando a venda das hastes florais de gladíolo para o Dia de Finados de 2019, sendo que as três primeiras tiveram objetivo de venda para o Dia das Mães de 2018, Dia de Finados de 2018 e Dia das Mães de 2019, respectivamente. O projeto já beneficiou 67 produtores rurais da Região Sul e 90% dos agricultores participantes continuaram produzindo suas flores depois de participarem do mesmo, chegando em 55 municípios dos três estados da Região Sul do Brasil e a 11 escolas rurais, com produção de 31 mil hastes de gladíolos em dois anos.

 

A Equipe PhenoGlad

A Equipe PhenoGlad é uma Equipe multidisciplinar e multiinstitucional de trabalho de pesquisa e extensão em floricultura e paisagismo, com foco em encontrar alternativas de renda para a agricultura familiar. Fazem parte da Equipe PhenoGlad instituições de ensino Superior dos três estados do Sul do Brasil, do Vale do São Francisco e de Pernambuco, extensionistas da Emater/RS-Ascar, Emater/PR e escolas rurais técnicas e de ensino fundamental.

Acompanhe o Projeto Flores para Todos e a rotina e as ações das Equipse PhenoGlad nas redes sociais oficiais no Facebook, no Instagram, no Twitter e no canal do YouTube.

Deixe um comentário