Finalizada a colheita em experimentos de arroz da Equipe SimulArroz na safra 2017/28


Por: Equipe SimulArroz

Integrantes da Equipe SimulArroz Fronteira Oeste finalizaram a colheita em experimentos de arroz na safra 2017/18 em Itaqui dia 06/04

As Equipes SimulArroz finalizaram os experimentos com a cultura do arroz na safra 2017/18 no Rio Grande do Sul (RS). Na regão orizicola da Fronteira Oeste, onde temos a maior área e a maior produtividade de arroz no RS, os experimentos conduzidos pela Equipe SimulArroz Fronteira Oeste no Campus da Unipampa-Itaqui foram finalizados no final de março e inicio de abril: o experimento que testa níveis de supressão de radiação na cultura do arroz foi finalizado dia 23/03/2017 e o experimento que testa lâminas de irrigação por aspersão na cultura do arroz foi encerrado dia 06/04/2018.

Integrantes da Equipe SimulArroz Região Central colheram o último experimento de arroz na safra 2017/18 em Restinga Seca dia 05/04

Já na Região Central, a Equipe SimulArroz fez a última colheita dia 05/04/2018 em Restinga Seca no experimento que testou o efeito do calcário e do gesso agrícola sobre a produtividade de arroz. Este experimento foi conduzido em uma lavoura comercial naquele município e em outros dois municípios (Santa Maria, e Cachoeirinha), e é uma demanda levantada pelo projeto “Potencial e lacunas de produtividade de arroz no RS”, uma parceria do Irga com a Equipe SimulArroz.

Na Zona Sul, os trabalhos ainda não foram encerrados. Nesta região orizícola do RS, a Equipe SimulArroz está focada na coleta de dados em lavouras, através de questionários, em parceria com os extensionistas do Irga regional da Zona Sul.

Os experimentos que a Equipe SimulArroz está conduzindo com a cultura da soja, maior cultura de grãos no estado do RS, ainda estão em andamento. Estes experimentos buscam estudar melhor a relação entre época de semeadura e grupo de maturidade relativa (GMR) visando aumentar a rendabilidade da lavoura para o produtor, através de práticas de manejo que reduzam o custo de produção e aumentem a produtividade de grãos. Acompanhe em nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) as atualizações e atividades nos experimentos de soja .