Em janeiro de 2022, teve início a Nona Fase do Projeto Flores para Todos com a produção de flores para o Dia das Mães com o cultivo de girassol de corte, gladíolo, statice e também as dálias, que seguiram o cultivo na fase anterior. Estas espécies foram as escolhidas por atenderem as características de rusticidade, facilidade de cultivo, baixo investimento inicial e rápido retorno financeiro. Mais uma vez o projeto tem grandes alcances e está disseminado em diversas regiões brasileiras, levando a produção de flores de corte para todos os públicos, sejam eles produtores, feirantes ou escolas rurais. O cultivo do girassol de corte, que foi a novidade na sétima fase do projeto no 1° semestre de 2021, foi produzido também na nona fase para o Dia da Mulher, comemorado dia 8 de Março e Páscoa, no dia 17 de Abril de 2022. No segundo domingo de maio é comemorado o Dia das Mães, principal alvo da produção das flores da nona fase, data em que é destinada o restante da produção de flores.

Mudas de Statice cultivadas em Novo Cabrais/RS.
O cultivo das flores
Em meio a um ano desafiador para os agricultores e produtores de flores parceiros da Equipe PhenoGlad, a pandemia e a seca severa que afetaram a região Sul do Brasil na safra 2021/2022 foram fatores que comprometeram a produção de flores no final da 8ª fase e o início da 9ª , mas, mesmo assim, as etapas do projeto seguem sendo planejadas e executadas de acordo com a realidade de cada região e de cada produtor. Com o intuito de expandir os horizontes da floricultura e levar a informação a todas às partes do mundo, a Equipe segue incentivando cada vez mais a produção de flores localmente e auxiliando os produtores no manejo, mesmo em anos que somos desafiados pelas condições do tempo.
Os números da 9º fase
- Girassol de corte: Na nona fase do Projeto Flores para Todos, são 21 municípios que realizarão o cultivo de girassóis de corte (16 produtores, 3 escolas rurais e 4 instituições federais de pesquisa e extensão, a UNIVASF, a UNIPAMPA, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e do Núcleo de Educação do Campo (NEC) da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional de Pernambuco (GRE-AM), em Garanhuns/PE). Os beneficiados com a produção do girassol de corte receberam 100 sementes de uma cultivar.
- Gladíolos: a flor símbolo do projeto Flores para Todos será cultivada em 13 municípios no Rio Grande do Sul, sendo 12 produtores e 7 escolas rurais. Após o período mais crítico da pandemia, no primeiro semestre de 2022, com a reabertura dos educandários, houve um aumento no interesse e adesão das escolas rurais no projeto, que retornam com força total à nona fase. Os produtores e escolas beneficiados receberam um lote de 200 bulbos de gladíolo, 50 unidades de cada uma das quatro cultivares: Purple Flora (cor roxo), Priscila (rosa), White Goodess (branco) e Traderhorn (vermelho).
- Statices: a flor de corte que tem maior durabilidade pós colheita está sendo cultivada em 7 municípios no Rio Grande do Sul. O cultivo de statice nessa época é considerado de entressafra no Sul do Brasil, em virtude da exigência em frio das mudas. Elas foram vernalizadas na UFSM com tecnologia desenvolvida pela Equipe PhenoGlad (para entender a tecnologia acesse o link: https://www.scielo.br/j/oh/a/HkPKyqBBzbtb4cCMyyjjgYF/?lang=en) e enviadas aos produtores prontas para o transplante
- Dálias: 6 municípios seguem com o cultivo de dálias (6 Produtores, uma prefeitura e 3 escolas) iniciado na 8ª fase.
Desde o início, em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 157 famílias rurais e 23 escolas do campo em 12 estados brasileiros + Distrito Federal nas cinco Regiões Brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte).
Dos 41 produtores, 7 escolas e 4 instituições em todo o Brasil, alguns produtores novos, outros participaram em outras fases do Projeto e as cidades que participam da nona fase são: Os municípios que irão cultivar girassóis são Teresina (PI),Chapadinha (MA), Petrolina (PE),Garanhuns (PE),Cascavel (PR),Santa Tereza do Oeste (PR),Santa Bárbara do Sul (RS), Júlio de Castilhos (RS), Bom Princípio (RS), Estrela Velha(RS),Cândido Godói(RS), Piratini(RS),Picada Café(RS), Boa Vista do Sul(RS),Novos Cabrais(RS),Itaqui(RS) e Maçambará(RS). Os produtores de Statice estão presentes nos municípios de Itaqui, Santa Maria, Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos,Novo Cabrais, Cachoeira do Sul e Bom Princípio, todos no estado do Rio Grande do Sul. Os produtores de gladíolos estão todos no Rio Grande do Sul também, sendo eles Cerro Branco, Paraíso do Sul, Santa Maria, Ivorá (1 escola), Picada Café, Boa Vista do Sul,Caxias do Sul, Bozano (2 produtores 2 escolas), Estrela Velha, Novo Cabrais (2 escolas), Bom Princípio, Teutônia ( 1 escola), São Pedro da Serra (1 produtor e 1 escola). As dálias seguem nas cidades de Dona Francisca, Jaguari, Júlio de Castilhos, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul e Faxinal do Soturno.

Semeadura dos Girassóis de corte no Piauí.
Acompanhamento remoto e à campo
Ainda em pandemia, a Equipe realiza as reuniões online e auxilia os produtores de forma remota, disponibilizando vídeos explicativos e planilhas de acompanhamento de produção e avaliação para que o produtor possa realizar o manejo de forma adequada. Na semana de 14 a 18 de fevereiro de 2022, nossa Equipe PhenoGlad da UFSM realizou reuniões de forma online com produtores e extensionistas dos diferentes locais que cultivarão os gladíolos para repassar as orientações de data de plantio e manejo dos gladíolos e, no dia 10 de março de 2022, foi a vez da reunião com os produtores e responsáveis pelo cultivo dos girassóis de corte. Algumas visitas são realizadas presencialmente, especialmente nos locais mais próximos, seguindo os protocolos de segurança e distanciamento contra a COVID-19, como vem acontecendo nos últimos anos.

Plantio de bulbos de Gladíolos na Serra Gaúcha. Cada produtor e escola recebeu um lote com 200 bulbo
Nos acompanhem nas redes
A Equipe PhenoGlad divulga nas redes sociais em todas as plataformas as ações do Projeto Flores para Todos para dar transparencia e valorizar os produtores, os extensionistas e as escolas: @phenoglad (instagram), @phenoglad1 (twitter), Equipe PhenoGlad (facebook), phenoglad (LinkedIn), phenoglad (Tik Tok) e no canal PhenoGlad no YouTube.
Galeria de fotos:
- Statice em Novos Cabrais
- Bulbos de Gladíolos em Caxias do Sul.
- Girassóis no Piauí.
- Reunião com os produtores de girassol.
- Gladíolos em Escola.
- Girassol em Júlio de Castilhos.
- Reunião com os produtores de Gladíolos.
- Statice em Caiçara.
- Plantio de Gladíolos.
- Statice em Itaqui.
- Entrega das Mudas em Julio de Castilhos.
- Bulbos de Gladíolos que foram distribuídos aos produtores.
- Girassóis em Pernambuco.