A Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação Brasileira de Artistas Florais (ABAF), com o apoio da Emater/RS-Ascar, estão realizando experimento inédito com dálias (Dahlia sp.), flor de corte de alto valor ornamental e paisagístico. A pesquisa ocorre na propriedade rural do agricultor Milton Cauzzo, em Santa Maria/RS, e tem como objetivo avaliar a ecofisiologia e a adaptação de cinco cultivares da planta no clima subtropical brasileiro.
De acordo com o Coordenador da Equipe PhenoGlad UFSM, professor Nereu Streck, a ideia é possibilitar a inserção da espécie no Projeto Flores para Todos, iniciativa que promove a floricultura e prepara agricultores familiares e escolas do campo para o cultivo de flores e plantas ornamentais.
“Nesta sexta fase do Flores para Todos, realizada no segundo semestre deste ano, foram cultivadas variedades de gladíolos (Gladiolus x grandiflorus Hort.) e statice (Limonium sinuatum). Com o sucesso e boa aceitação da metodologia do projeto entre as famílias e escolas, é natural que cresça a demanda por novas espécies florais, e a dália é uma forte candidata para próximas edições do projeto”, explica o professor.
No experimento em curso, foram plantadas cinco variedades de dálias, a partir de tubérculos doados pela produtora rural Telva Roesler, de São Francisco de Paula (RS). O contato com a produtora e a doação foi intermediada pelo Presidente da ABAF o Professor de Arte Floral Paulo Andriola. “O Presidente da ABAF é um grande parceiro da Equipe PhenoGlad e durante a pandemia ele participou de duas lives conosco e daí surgiu a ideia por parte do Presidente”, comenta o professor Nereu. A senhora Telva sempre teve um belo jardim em sua propriedade, com um pouco de tudo. Porém, a admiração da produtora é especial pelas dálias. “Todo ano, no inverno, ela faz o manejo de reforma em seu jardim, fica com alguns tubérculos e distribui a maioria nos grupos em que participa, incentivando a produção de dálias”, explica o Presidente da ABAF Paulo Andriola,
Com o desenvolvimento deste primeiro plantio de dálias, Equipe PhenoGlad e ABAF pretendem avaliar, ao longo dos próximos meses, os dados coletados em campo, e compartilhar os resultados com a comunidade científica, produtores e com a sociedade como um todo. “Essa iniciativa é mais que uma pesquisa, é um serviço que estamos prestando para os pequenos produtores, para que eles possam ter acesso e sucesso na produção de flores, e consigam impactar na cadeia produtiva de suas regiões”, finaliza o professor Nereu Streck.
Flores para Todos
Concebido em 2018 pelas Equipe PhenoGlad e Emater/RS-Ascar, o Projeto Flores para Todos tem o objetivo de fomentar o cultivo de flores como alternativa de renda e diversificação de lavoura em propriedades de agricultura familiar, além de incentivar a permanência das atuais e futuras gerações, com qualidade de vida, no meio rural.
O Flores Para Todos já chegou em seis estados e no Distrito Federal. Até o final de 2020, o Projeto Flores para Todos alcançou 97 famílias rurais e 16 escolas do campo em 82 municípios de 7 estados brasileiros, tendo sido colhidas mais de 80 mil hastes florais ao longo desses três anos.
O projeto tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Equipe PhenoGlad
A PhenoGlad é uma equipe multidisciplinar e multi-institucional que pensa a floricultura e o paisagismo de forma sistêmica, com princípios baseados na ciclagem de nutrientes, na promoção da vida e na sustentabilidade social, ambiental e econômica da propriedade rural. Busca nas suas ações de pesquisa e extensão apresentar soluções para a intensificação sustentável da produção de plantas ornamentais, com foco nas demandas dos pequenos empreendimentos rurais e na entrega de uma floricultura sustentável para as futuras gerações de modo a atrair e manter as famílias no campo.
ABAF
A ABAF – Academia Brasileira de Artistas Florais– foi constituída em 20 de janeiro de 2004, com o objetivo de apoiar os floristas brasileiros, principalmente aqueles que se interessam pela melhoria da qualidade dos serviços. A ABAF não visa apenas “ditar regras”, mas organizar ideias, melhorar técnicas e divulgar a vantagem da profissionalização da classe. Para conhecer mais sobre a ABAF, visite o site www.abafbrasil.com.br
Por Iara Raddatz (Equipe PhenoGlad UFSM)
- Professor Nereu Streck é um dos responsáveis pelo experimento realizado em Santa Maria/RS.
- Equipe PhenoGlad posa para foto com flores coletadas na área experimental.
- Coleta de dados no experimento com dálias
- Plantas coletadas para análise
- Coleta de dados
- Equipe PhenoGlad coletando dados no experimento com dálias