Com 11 mil gladíolos produzidos, o Projeto Flores para Todos completa a quinta fase em 14 municípios do RS


Por Equipe PhenoGlad:

Mesmo sem aulas presenciais, escola Estadual São Domingos Sávio, de Faxinal do Soturno/RS, aproveitou a sexta-feira que antecedeu o Dia das Mães para presentear as mães de alunos pela passagem do seu dia. Entrega foi realizada quando os pais fizeram-se presentes na escola para entregar as tarefas dos alunos.

O Projeto Flores para Todos completou sua quinta fase beneficiando 10 produtores e 5 escolas rurais no Rio Grande do Sul durante o primeiro semestre de 2020, a maior parte deles visando comercialização para o Dia das Mães. Nas semanas de 14 a 21 de fevereiro de 2020, a Equipe PhenoGlad da UFSM Santa Maria, juntamente com estensionistas da Emater/RS-Ascar, visitou os produtores e escolas a fim de realizar o plantio dos bulbos e dar as orientações de práticas de manejo. Foram plantados 3.600 bulbos de gladíolo nessa fase e o planejamento da data de plantio foi realizado com o aplicativo PhenoGlad Mobile – RS, o qual foi apresentado à todos os produtores e em todas as escolas participantes.

Cultivo de gladíolos do projeto na proriedade do casal Celina e Hélio Almeida, em Toropi/RS

A Equipe reitera que o objetivo do projeto é levar, sobretudo ao pequeno produtor, uma opção de diversificação das atividades através da floricultura, introduzindo e gerando renda extra às famílias. Nas escolas rurais, o propósito é produzir flores para utilizá-las na decoração de festividades, tanto nas festas promovidas pelas escolas como para a comunidade em geral. Esta também é uma oportunidade de levar, por meio dos alunos, a diversificação, através do cultivo de gladíolos, aos pais e demais familiares, despertando seu interesse pelas flores e dando-lhes o anseio da inserção de uma nova cultura em suas propriedades.

No escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, foram quatro produtores beneficiados (nos municípios de Silveira Martins, São Vicente do Sul, Cachoeira do Sul e Toropi) e três escolas rurais de Ensino Fundamental (Em Faxinal do Soturno, na Escola Estadual São Domingos Sávio, Itaara, na Escola Municipal Alfredo Lenhardt e em Júlio de Castilhos, na Escola Estadual Carlos Gomes). Nos municípios da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, Silveira Martins e Faxinal do Soturno, o projeto Flores para Todos é desenvolvido em conjunto com o projeto Geoparque Quarta Colônia da Pró Reitoria de Extensão da UFSM (https://www.facebook.com/geoparquequartacolonia).

Projeto Flores para Todos na Escola São João Batista, Panambi/RS. Esta foi a primeira participação do município no projeto.

No escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, o projeto beneficiou outros quatro produtores em Venâncio Aires, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande e uma escola em Jacuizinho. A escola rural beneficiada foi a Escola Municipal Roberto Textor, localizada no interior do município. Os produtores da região de Soledade são agricultores familiares e cada um com objetivos de produção distintos. Os produtores de Venâncio Aires trabalham com turismo rural e a venda das hastes foi realizada no sistema “colhe e pague”. Em Mato Leitão, a produtora trabalha com confecção

Cultivo de gladíolos na propriedade de Rejane Schwinn, na Figueira Centenária, Venâncio Aires/RS.

de coroas fúnebres e utilizou o gladíolo como mais uma opção de flores para o seu trabalho. A família produtora de Herveiras tem uma propriedade bastante diversificada e a comercialização das hastes ocorreu juntamente com os trabalhos de artesanato rural fabricados pela família.  Em Pantano Grande a produtora trabalha com a produção se hortaliças e com os gladíolos pode diversificar a oferta de flores aos seus consumidores.

Outros dois escritórios regionais da Emater/RS-Ascar fizeram parte do projeto durante o primeiro semestre de 2020. São eles o regional de Ijuí, com ações no município de Panambi, beneficiando uma escola (Escola Municipal São João Batista) e uma produtora, que também produz suculentas e comercializou as hastes de gladíolo juntamente com as suas plantas na feira. Outro regional da Emater/RS-Ascar participante do projeto foi Pelotas, com produtores beneficiados no município de Morro Redondo.

Produção dos gladíolos da família Voese, produtores do município de Herveiras-RS. A família, que trabalha com artesanato rural, integrou a produção de gladíolos como uma alternativa de diversificação na propriedade.

Após a primeira visita aos produtores e escolas para o plantio, a equipe PhenoGlad, juntamente com os extensionistas da Emater/RS-Ascar, excepcionalmente acompanharam os cultivos à distância, repassando as orientações de práticas de manejo para o cultivo, respeitando as orientações de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus. Através de vídeos e fotos, foram repassadas orientações sobre a prática de manejo da adubação nitrogenada, desbrote, tutoramento e colheita das hastes florais. Os produtores e escolas veicularam fotos do cultivo sempre que tinham dúvidas e para atualizar sobre a situação das plantas.

A Escola Nossa Senhora Aparecida de São João dos Mellos, Jùlio de Castilhos/RS, pioneira do projeto Flores para Todos, é uma das escolas que permanece realizando a produção por conta própria, usando o app PhenoGlad Mobile – RS como ferramenta de gestão e prática pedagógica.

 

Além da produção nos 14 municípios da quinta fase do Projeto Flores para Todos, foram plantados 2040 bulbos por produtores que participaram das fases anteriores do projeto, sendo 11 produtores que participaram da quarta fase, uma produtora da terceira fase, 1 escola da segunda fase e dois produtores da primeira fase, totalizando uma produção de 11.280 hastes florais de gladíolo no RS no primeiro semestre de 2020. A nível de Brasil desde 2018, são 69 municípios nos três estados da Região Sul do Brasil abrangidos pelo projeto até a metade de 2020 e no Paraná é esperado que sejam produzidas 10 mil hastes de gladíolos em 2020, com uma produção total de 68.500 gladíolos até o momento.

Após o término de cada fase do projeto sempre foi realizada uma reunião de avaliação com a participação dos agricultores, das escolas e dos extensionistas da Emater, e os vídeos destas reuniões estão todos publicados no canal do YouTube PhenoGlad. Em função da pandemia do Covid 19, não serão realizadas as reuniões de avaliação da quinta fase e os resultados foram divulgados nas redes sociais oficiais da Equipe PhenoGlad, das escolas e da Emater no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

 

Os produtores da quinta fase

Conheça os produtores da quinta fase do Projeto Flores no RS no link: http://www.cropmodels.ufsm.br/28/02/2020/dada-largada-na-quinta-fase-do-projeto-flores-para-todos-no-rs/

 

Distribuição geográfica do Projeto Flores para Todos no Brasil.

O Projeto Flores para Todos

 

Conheça os números e os detalhes do Projeto Flores para Todos no link http://www.cropmodels.ufsm.br/28/12/2019/projeto-flores-para-todos-completa-dois-anos-chegando-em-57-municipios-do-brasil-e-projeta-ampliacao-para-2020/.

 

A Equipe PhenoGlad

A Equipe PhenoGlad é uma Equipe multidisciplinar e multiinstitucional de pesquisa em extensão em floricultura e paisagismo, com foco em encontrar alternativas de renda para a agricultura familiar e valorizar o jovem do campo.

Entre as instituições que fazem parte das atividades da Equipe PhenoGlad estão a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia e Campus Rio do Sul, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a Universidade Federal Técnica do Paraná (UFTPAR) – Campus Dois Vizinhos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Petrolina/PE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) – Imperatriz/MA, a Emater/RS-Ascar, a Emater do Paraná, a Emater do Distrito Federal, a Agraer do Mato Grosso do Sul.

Entre as escolas que ingressaram no Projeto Flores até o final de 2019 para Todos estão a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida – Júlio de Castilhos/RS, a Escola Municipal Valentim Bastianello – Dilermando de Aguiar/RS, a Escola Estadual Técnica Nossa Senhora Conceição – Cachoeira do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima – Cachoeira do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Moralles – Encruzilhada do Sul/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro  – Restinga Seca/RS, a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste – Santa Rosa/RS, a Escola Minicipal de Ensino Fundamental Tiradentes – Coronel Vivida-PR. A cada semestre novos profissionais e estudantes de outras instituições se agregam ao trabalho da Equipe PhenoGlad.

Acompanhe o Projeto Flores para Todos e a rotina e as ações da Equipe PhenoGlad nas redes sociais oficiais da Equipe no Facebook, no Instagram, no Twitter e no canal do YouTube.

Deixe um comentário