Dada a largada para a formação da equipe SimulArroz Tocantins


Por: Equipe SimulArroz

O X Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI), que aconteceu na última semana (de 08 a 11 de agosto) foi uma excelente oportunidade para as equipes SimulArroz divulgarem seus trabalhos de pesquisa e extensão com arroz e soja em terras baixas gaúchas. A troca de informações com pesquisadores, extensionistas, consultores, produtores e professores de diversas instituições e empresas foi bem aproveitada nos quatro dias do CBAI. Foi também uma ótima oportunidade para a entrega de resultados a parceiros públicos e privados que apoiaram as ações de pesquisa e extensão que as equipes SimulArroz desenvolveram na última safra no Rio Grande do Sul. Durante o evento também foram formadas novas parcerias para a próxima safra, com base em demandas específicas de pesquisa em arroz e soja em terras baixas.

Integrantes das equipes SimulArroz Fronteira Oeste e SimulArroz Região Central durante o X CBAI, em Gramado, conheceram integrantes da nova equipe SimulArroz Tocantins, como o professor de Agronomia Fernando Machado Haesbaert da UFT/Gurupi.

Mas a maior novidade trazida do CBAI foi o início das tratativas para formar a equipe SimulArroz Tocantins. O estado de TO é o terceiro maior produtor de arroz no Brasil, depois do Rio Grande do Sul e Santa Cataria. No CBAI estavam presentes um grupo de produtores de arroz de Tocantins e um grupo de professores e alunos da Universidade Federal do Tocantins, campus de Gurupi (UFT/Gurupi) , com os quais foi feito o contato inicial visando a formação de mais uma equipe SimulArroz. Os professores do curso de Agronomia da UFT/Gurupi Fernando Machado Haesbaert e Hélio Bandeira Barros e o estudante do sexto semestre de Agronomia Tulio Moreira Aguiar, são os primeiros integrantes da equipe SimulArroz Tocantins e já a primeira contribuição desta nova equipe é uma matéria sobre a cultura do arroz no estado do Tocantins que será veiculada nos próximos dias nas redes sociais SimulArroz. Também foram tratadas as primeiras linhas de ação de pesquisa e extensão em arroz no Tocantins.

A equipe SimulArroz é uma equipe multidisciplinar e multi-institucional de pesquisa e extensão em arroz e soja que pensa a agricultura como SISTEMA. Até agora contava com três equipes, a equipe SimulArroz Fronteira Oeste (sediada na Universidade Federal do Pampa, em Itaqui), a equipe SimulArroz Região Central (sediada na Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria) e a equipe SimulArroz Zona Sul (sediada na Universidade Federal de Pelotas, em Capão do Leão). O Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) é um grande parceiro SimulArroz em projetos com pesquisadores, extensionistas e consultores que visam buscar soluções para problemas práticos da orizicultura gaúcha, entre eles o de “Previsão de safra de arroz no RS” e o de “Lacunas de produtividade de arroz irrigado e soja em terras baixas no RS”. A partir de agora, uma nova equipe se junta à família SimulArroz para estudos sobre arroz nos trópicos. Agradecemos à Universidade Federal do Tocantins por esta parceria.

Acompanhe as atividades das equipes SimulArroz pelas nossas redes sociais no Facebook (www.facebook.com/simularroz), Instagram (@simularroz) e Twitter (@simularroz1) e não deixe de visitar nosso site oficial (www.ufsm.br/simularroz) para conhecer os integrantes das equipes SimulArroz e baixar a nova versão do modelo SimulArroz (versão 1.1), lançada esta semana no X CBAI.