Mais de 100 pessoas participam do II Dia de Campo Simanihot


Por Equipe Simanihot

107 pessoas participaram do II Dia de Campo Simanihot ,que contou com quatro estações.

Estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se somaram a extensionistas, técnicos e agricultores na tarde de terça-feira, 04 de junho, na área experimental do Departamento de Fitotecnia da UFSM, no campus sede da entidade. Ao longo da tarde, as 107 pessoas que prestigiaram a iniciativa foram apresentadas a quatro estações técnicas sobre a cultura da mandioca, que passou pelo plantio mecanizado, armazenamento, comercialização, variedades biofortificada até o beneficiamento das raízes, com foco na agricultura familiar.

O secretário de Desenvolvimento Rural, de Santa Maria, Rodrigo de Oliveira Menna Barreto, entende o evento como uma importante ferramenta para a diversificação das propriedades rurais. “A gente sabe, no momento que se produz só uma cultura e há alguma frustração o produtor tem problemas. Quanto mais diversificação houver, principalmente na agricultura familiar, mais renda, mais desenvolvimento para o agricultor”, disse.

Questionado sobre a participação no Dia de Campo, Menna Barreto, demonstrou-se empolgado. “A mandioca é de fácil produção e comercialização. Quanto mais tecnologia, quanto mais conhecimento, melhor produz. Por isso, precisamos de eventos como este. É importante a universidade, a Emater, os entes públicos auxiliarem esse nosso agricultor a produzir cada vez mais e melhor. Foi fantástico”, enfatiza o secretário.

Em uma das estações foi apresentada uma plantadeira de mandioca.

Parceiro da Equipe Simanihot e presente no evento, o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann definiu o encontro como uma “satisfação para a universidade sediar um evento deste porte, desta envergadura”. Segundo ele, “é um momento de absoluta integração, a partir da sua estrutura de ensino, pesquisa, extensão e o setor produtivo, que coloca a universidade através do Simanihot, do conhecimento, tecnologia, um evento de troca, de permuta com os produtores e dá a estes trabalhadores reais possibilidades de melhorar a sua renda, sua produção e facilita a construção de uma infraestrutura melhor para o produtor rural”, define Burmann.

O gerente adjunto da Emater/RS- ASCAR de Santa Maria, José Renato Cadó, corrobora com o entendimento do reitor da UFSM. Ele ainda complementa, que “a metodologia dia de campo é uma das mais importante em termos de extensão rural, porque ali, se consegue transmitir na prática aquilo que se fala para os produtores e técnicos”, reforça.

Sobre a abordagem do II Dia de Campo Simanihot, Cadó acredita que o “trabalho é de excelência”. “A cultura da mandioca muda de patamar a partir do momento que estamos(Emater/RS) trabalhando em conjunto com o Simanihot porque enquanto nós temos a cultura da mandioca, até então, de extrema subsistência para as famílias rurais, junto com a cultura do milho, ela passa a ter um viés econômico e, passa a ter importância tanto ao produtor quanto ao consumidor no que diz respeito a qualidade, a produção”, destaca o gerente adjunto.

O coordenador da Equipe Simanihot, Alencar Junior Zanon, avalia o II Dia de Campo como “surpreendente”, dada a participação do público. “Ficamos muito felizes com o número de participantes. Foram produtores, autoridades de diferentes instituições, alunos de distintos cursos de graduação da UFSM”, disse já emendando, “fica o nosso convite para o III Dia de Campo Simanihot que será realizado em 2020”, finalizou, Zanon.

A mandioca foi eleita pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em 2013 a cultura de segurança alimentar para as futuras gerações no planeta. A realização do II Dia de Campo Simanihot foi uma parceria entre a UFSM, Equipe Simanihot, Centro de Ciências Rurais, Laboratório de Agrotécnologia, Laboratório de Projeto de Sistemas Técnicos, a Emater/RS, Prefeitura de Santa Maria, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – seção Clima Temperado, Oráculo Meteorologia, Sebrae e Fluída Assessoria de Comunicação.

 

Texto: Lorenzo Franchi- Fluída Assessoria de Comunicação

Fotos: Equipe Simanihot

 

 

Deixe um comentário