Ensaio Estadual de Statice viabiliza produção fora de época


Na região sul do Brasil, as flores de statice (Limonium sinuatum Mill. (L.)) são produzidas entre os meses de setembro e janeiro, devido às características e necessidades da espécie. Mas um experimento inédito, iniciado no final de 2019, se propôs a viabilizar o cultivo da planta além desse período, o que poderia diversificar lavouras e aumentar os lucros dos produtores rurais.

Fruto de uma parceria entre as Equipes PhenoGlad, Emater/RS-Ascar, Associação Riograndense de Floricultura (Aflori) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Ensaio Estadual de Statice avaliou a produção fora de época da flor no Rio Grande do Sul. O estudo foi conduzido nas lavouras de produtores (on farm), seguindo uma tendência mundial de pesquisa em agronomia.

No início deste mês (2/10), os organizadores da pesquisa realizaram um evento online para avaliar os resultados obtidos e discutir o primeiro ano de trabalho. De acordo com o professor e coordenador da Equipe PhenoGlad UFSM, Nereu Augusto Streck, o desenvolvimento das flores ocorreu de forma satisfatória nos cinco municípios onde ocorreu o experimento (Cachoeira do Sul, Ivoti, Rio Pardo, Santa Maria e Vale Verde).

“Os testes de produção na entressafra do Rio Grande do Sul foram excelentes. As statices foram semeadas em dezembro, receberam um tratamento em janeiro e foram transplantadas em fevereiro nas cinco propriedades rurais parceiras nesta pesquisa. O objetivo era ter as flores no ponto de colheita para o dia das mães deste ano. Em maio, elas estavam ótimas e o sucesso foi total”, comenta Streck.

O ensaio será repetido neste verão, para que sejam feitos ajustes na tecnologia de produção das flores.

Evento online
Devido à pandemia de Covid-19, o encontro para discussão do experimento ocorreu em plataforma online. Cerca de 50 pessoas participaram do evento de 2 de outubro, no qual foram apresentados dados de cada local onde ocorreu o plantio de statices.

Além de estudantes, agricultores, integrantes das Equipes PhenoGlad de vários estados brasileiros, extensionistas da Emater/RS-Ascar e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e a equipe diretiva da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida de Júlio de Castilhos/RS, participaram do evento autoridades nacionais e internacionais, como o reitor da UFSM, Paulo Burmann, o presidente da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO), Petterson Baptista da Luz, o presidente da Emater/RS-Ascar, Geraldo Sandri, o vice-presidente Aflori, Laerte Corrêa Silva, o CEO da empresa italiana Mansuino Breeding Emotions, Andrea Mansuino, e o consultor internacional, produtor e sócio da Cooperflora, Cesar Mauricio Torres.

Pesquisa ON FARM
Segundo o professor Nereu Streck, o sucesso do ensaio se deve muito ao apoio dos produtores rurais que colaboram em todas as fases e compartilham suas lavouras para as pesquisas. Neste projeto, participaram os produtores Milton Cauzzo (Santa Maria), Onira dos Santos Silva (Rio Pardo), Paulino Toiller (Vale Verde), Diesser Artier Mota e Maria Carvalho (Cachoeira do Sul) e Laerte Corrêa Silva (Ivoti).

Confira agora algumas fotos do Ensaio Estadual de Statice.

Para acompanhar os projetos desenvolvidos pela PhenoGlad, acesse as redes sociais FacebookInstagram e Twitter e o canal Youtube da equipe.

Por Equipe PhenoGlad UFSM

Deixe um comentário