Chuva em agosto no RS fica concentrada na segunda quinzena


Por: Estudante de Meteorologia Anderson Haas Poersch e Equipe SimulArroz

Figura 1 – Precipitação durante a primeira quinzena (A) e a segunda quinzena (B) do mês de agosto de 2018 para o estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch

No mês de agosto tivemos no Rio Grande do Sul (RS) acumulados de precipitação bem distintos entre a primeira e segunda quinzena. Na primeira quinzena, o volume de precipitação foi inferior a 50 mm em praticamente todo o estado, apenas em alguns pontos da região nordeste do estado o volume foi superior a 50 mm (Figura 1A). Na segunda quinzena do mês de agosto (Figura 1B) houve uma mudança significativa em relação à primeira quinzena, onde os valores foram bem superiores em praticamente todo o estado. Nas regiões sul, central, sudoeste (Campanha) e nordeste do estado ocorreram os maiores acumulados, com valores superiores a 125 mm, e em alguns pontos isolados próximos a 200 mm. Já no extremo oeste e noroeste do estado, os valores foram mais baixos, não superando os 100 mm.

Figura 2 – Normal Climatológica (A) e Precipitação Acumulada (B) no mês de agosto de 2018 no estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch

A Normal climatológica da precipitação para o mês de agosto no estado do Rio Grande do Sul é superior de 125 mm em grande parte do estado, diminuindo na Fronteira Oeste do estado onde a Normal é inferior a 100 mm (Figura 2A). A precipitação acumulada do mês de agosto (Figura 2B) apresentou os maiores valores de precipitação, nas regiões sul, central, sudoeste e nordeste do estado, com valores superiores a 150 mm, com áreas com mais de 200 mm nas regiões sul e nordeste. Já nas áreas de fronteira com a Argentina foram registrados os volumes mais baixos de chuva, sendo que em muitos locais o acumulado nesse período foi inferior aos 100 mm. Com isso podemos avaliar o mês de agosto com precipitação acima da normal climatológica nas regiões sul, central, sudoeste e nordeste do estado, com anomalias positivas de precipitação próximas de 75 mm em algumas áreas. Já a região noroeste foi a que apresentou anomalias negativas de precipitação, ou seja, chuva abaixo do esperado, com anomalias negativas próximas a 75 mm.

O período de semeadura de arroz no RS recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC-Arroz Irrigado) iniciou em 01/09. Os produtores de arroz devem atentar para as janelas de semeadura durante o mês de setembro para construir uma alta produtividade em suas lavouras. Segundo a Emater/RS-Ascar, no RS 13% do milho já foi semeado e 36% das lavouras de trigo se encontram na floração.