Por: Equipe SimulArroz
A Fronteira Oeste, maior região produtora de arroz no estado da federação que produz 70% do arroz brasileiro recebeu a segunda edição da Noite do SimulArroz Fronteira oeste na última terça (05). O evento lotou (e faltou lugar) o auditório do Parque de Exposições do Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará, na cidade de Itaqui.
Segundo a organização do evento, foram 158 inscritos participantes, dos quais 25 se declararam produtores rurais, 35 extensionistas e 98 alunos e professores, de pelo menos sete municípios da Fronteira Oeste (Alegrete, Uruguaiana, Itaqui, São Borja, São Luis Gonzaga, Quaraí e Manoel Viana). “Também havia muitos consultores privados da nossa região e integrantes das equipes SimulArroz Região Central (de Santa Maria) e Zona Sul (Pelotas)”, informou o Prof. Cleber Maus Alberto, Professor da Unipampa Itaqui e Coordenador da Equipe SimulArroz Fronteira Oeste.

Lorenzo Dalcin Meus e Cleiton José Ramão
Na sequência do evento, foram quatro palestras. A primeira da Noite foi sobre “Arroz produzido sob pivô central: Cenário, perspectivas, e resultados de pesquisa na Fronteira Oeste do RS”, foi apresentada por dois palestrantes, o extensionista do 12º Nate do IRGA de Uruguaiana, Cleiton José Ramão e o integrante da Equipe SimulArroz Fronteira Oeste, Lorenzo Dalcin Meus. Os palestrantes abordaram o cultivo de arroz irrigado por aspersão, uma alternativa de produção a tradicional irrigação por inundação, que vem crescendo na região da Fronteira Oeste do RS e chamado atenção de muitos produtores. A palestra ainda abordou a situação dos pivôs centrais na região da Fronteira Oeste, custos de produção, economia de água proporcionada, perspectivas, cultivares, manejo e resultados de pesquisa de experimentos realizados desde 2010 na UNIPAMPA.

Guilherme Foletto Pozzobon
A segunda palestra foi “Radiação solar em arroz: Quanto influencia no manejo e produtividade?”, foi proferida pelo integrante da Equipe SimulArroz Região Central Guilherme Foletto Pozzobon. Esta apresentação teve como objetivo exemplificar como o crescimento e a produtividade de arroz são influenciados pela radiação solar. Guilherme apresentou resultados de pesquisas em experimentos conduzidos em três locais do RS na última safra pelas Equipes SimulArroz e pelo IRGA: no campus da UNIPAMPA em Itaqui , em uma lavoura de arroz no município de Santa Maria e na Estação Experimental do Arroz/Irga em Cachoeirinha.

Robson Giacomeli
A terceira palestra foi conduzida pelo Engenheiro Agrônomo da UNIPAMPA-Itaqui Robson Giacomeli, com o tema “Sistemas de irrigação e manejo de solo para rotação de culturas em áreas de terras baixas cultivadas com arroz”. Robson abordou os principais problemas físicos do solos de terras baixas, resultados de pesquisa com alternativas de manejo do solo e sistemas de irrigação para rotação de culturas nessas áreas.

Stefania Dalmolin da Silva
A quarta palestra foi ministrada pela meteorologista da Equipe SimulArroz, Stefania Dalmolin da Silva, que apresentou o prognóstico climático para os próximos meses, bem como a possibilidade de ocorrência de El Niño ou de La Niña para a próxima safra, orientando o produtor a organizar-se com o próximo manejo.

Entrega do Livro
Após as palestras, foi realizada uma mesa redonda com a avaliação do evento e as ações futuras de pesquisa a partir de demandas dos produtores, que participaram com várias sugestões de temas. O evento finalizou com a entrega de exemplares do livro “Ecofisiologia da soja visando altas produtividades” para o Colégio Agrícola Municipal de Uruguaiana, para a Universidade Federal do Pampa – Unipampa e professores parceiros da Equipe SimulArroz da UNIPAMPA, para a Associação dos Arrozeiros de Itaqui e Maçambará, Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará e para pesquisa e extensão do IRGA da Fronteira Oeste do RS.
Na avaliação do Professor Cleber e do Coordenador Ivo Mello, a Segunda Noite do SimulArroz Fronteira Oeste atendeu todas as expectativas e surpreendeu aos organizadores pela elevada procura e participação. Comparada com a primeira edição da Noite do SimulArroz Fronteira Oeste, que aconteceu dia 21 de junho de 2017 (http://www.cropmodels.ufsm.br/25/06/2017/primeira-noite-do-simularroz-fronteira-oeste-superou-as-expectativas/), o público quase triplicou. “Novamente superamos as expectativas, e este ano o evento atraiu um público ainda mais variado em relação ao ano passado, como representantes da indústria e do setor produtivo (produtores e consultores), indicando o sucesso total do evento”, concluiu o Prof. Cleber.
A Equipe SimulArroz Fronteira Oeste agradece ao Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará, à Associação dos Arrozeiros de Itaqui e Maçambará, à Coordenadoria Regional do IRGA Fronteira Oeste e à Unipampa-Itaqui pelo apoio e parceria na organização do evento. Agradece também aos produtores, consultores e extensionistas que deixaram suas atividades em seus municípios para participar do nosso evento.
A Equipe SimulArroz é uma equipe multidisciplinar e multiisntituicional de pesquisa e extensão em arroz e soja no RS, com foco na solução dos problemas práticos do produtor de arroz, soja e milho. A divulgação de informações técnicas e científicas atualizadas sobre arroz, soja e milho é realizada nas redes sociais oficiais do SimulArroz no Facebook (www.facebook.com/simularroz), Instagram (@simularroz) e Twitter (@simularroz1) através de matérias e vídeos produzidos pela própria equipe. Interessados em parcerias ou que desejam tirar dúvidas ou dar sugestões podem entrar em contato com o SimulArroz pelas redes sociais. Junte-se a nós para construirmos uma agricultura intensificada e sustentável para nossos filhos e as futuras gerações do nosso Planeta.