Equipe SimulArroz lançará livro sobre a cultura da soja em Congresso Brasileiro


Por: Equipe SimulArroz

Capa do Livro

Depois de oito anos de pesquisas, coletas de dados e avaliações, será lançado em junho deste ano o livro “Ecofisiologia da Soja – Visando altas produtividades” realizado pela Equipe SimulArroz em parceria com outras instituições.

O conteúdo do livro traz pesquisas realizadas na área da produção de soja e é resultado de artigos, teses e dissertações de alunos, professores e extensionistas. O livro traz novas informações sobre o cultivo da soja no Brasil e vem para auxiliar o produtor dessa cultura. 

A cultura da soja vem crescendo não só no Estado, mas no Brasil inteiro. Atualmente são mais de 34 milhões de hectares. Apesar de haver pesquisas sobre esse crescimento, muitas destas informações estão publicadas em artigos científicos em inglês, o que de alguma maneira, acaba dificultando para os produtores que não estão no meio da pesquisa acadêmica e também não dominam a língua. Pensando nisso, a equipe  SimulArroz traz no livro uma linguagem mais usual e inclusiva com a intenção de ajudar o produtor a entender e aplicar no seu cultivo.

O livro tem foco o produtor de soja, e vem com o objetivo de impulsionar o conhecimento sobre o manejo e o cultivo da planta. Além disso, servirá de guia para o aumento da eficiência do uso de recursos, para o manejo efetivo, e também vai contribuir para o crescimento da renda do produtor de soja, esses são os grandes desejos, de acordo com Alencar Junior Zanon, professor da UFSM e integrante da Equipe SimulArroz.   

A pesquisa conta com a colaboração de mais de dez instituições públicas e privadas. As coletas de dados foram todas realizadas no espaço de tempo de 2010 a 2018. Foram mais de 38 locais de estudos e mais de 80 cultivares de soja, totalizando mais de 400 parcelas experimentais. Os principais tópicos abordados no livro falam do crescimento e do desenvolvimento da soja, a época de semeadura, as exigências climáticas e os componentes de rendimento.   

O livro está em fase de finalização e será lançado no Congresso Brasileiro de Soja, maior evento técnico científico de Agronomia no Brasil, que será realizado de 11 a 14 de junho de 2018, em Goiânia-GO.