Inicia o planejamento da safra 2018/19 da Equipe Simanihot


Por: Equipe Simanihot

 A Equipe Simanihot de Santa Maria se reuniu hoje (07) para iniciar o planejamento das ações de pesquisa e extensão no Rio Grande do Sul (RS) para a próxima safra 2018/19. A safra 2017/18 ainda não terminou (a colheita está em andamento), mas a Equipe já está preocupada e focada no próximo ano. A reunião aconteceu na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e teve a participação de professores e alunos da instituição, do Assistente Técnico Regional da Emater – RS/ASCAR de Santa Maria, Luiz Antônio Rocha Barcelos e do professor da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Filipe Selau Carlos, todos integrantes da Equipe Simanihot. A reunião iniciou com a apresentação das ações de pesquisa e extensão da Equipe Simanihot no RS ao professor Filipe, que recentemente ingressou na Equipe. Foi ressaltado que a Equipe Simanihot tem como foco principal melhorar a renda e a vida do pequeno produtor rural, de modo que sua família e suas gerações continue no campo produzindo alimento.
A mandioca tem um papel fundamental na segurança e soberania alimentar do planeta e para as futuras gerações, principalmente em países em desenvolvimento na América do Sul e Central, África e Ásia.
Por fim, o encontro tratou dos experimentos que serão conduzidos na próxima safra, em que o foco principal será a conservação do solo e da água. Por isso, serão testados sistemas de preparo do solo (convencional e plantio direto) e sua contribuição para reduzir o excesso hídrico no meio do crescimento da cultura através de camalhões na linha de plantio, o que irá facilitar a drenagem superficial da água das chuvas frequentes na primavera do RS, quando o plantio da mandioca é realizado.
Continue acompanhando a evolução do nosso planejamento para a próxima safra do ao longo dos próximos meses.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“>