Reunião com representantes de Arrozeiros definiu prioridades de pesquisa da equipe SimulArroz na Fronteira Oeste


Por: Equipe SimulArroz

Reunião das equipes SimulArroz Fronteira Oeste e Região Central em Itaqui, dia 31/07/2017, foi de planejamento e deliberação sobre os experimentos na próxima safra.

A última semana foi intensa para as equipes SimulArroz Fronteira Oeste e Região Central. Com a aproximação da data de lançamento da versão 1.1, que acontecerá nesta quinta-feira, 10/08/2017, durante o X Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, em Gramado, RS, as atenções estiveram bastante voltadas para os testes finais da nova interface, mas a equipe não descuidou do planejamento dos experimentos com arroz e soja que estão por vir na próxima safra. A prova disso foi a reunião que aconteceu no Sindicato Rural de Itaqui dia 31/07. Participaram da reunião as equipes SimulArroz Fronteira Oeste e Região Central, que incluiu professores e alunos da Unipampa-Itaqui e da UFSM e extensionistas dos Nates do Irga de Uruguaiana e Itaqui. A reunião contou com a presença do presidente da Associação dos Arrozeiros de Itaqui/Maçambará Raul Borges, da presidente da Associação de Arrozeiros de Alegrete Fatima Marchezan, do vice-presidente da Associação de Arrozeiros de Uruguaiana Ariosto de Macedo Pons Neto e do extensionista do Irga e Coordenador Regional da Fronteira Oeste Ivo Melo.

No final da tarde de 31/07/2017, integrantes das equipes SimulArroz Fronteira Oeste e Região Central visitaram áreas no campus da Unipampa-Itaqui onde serão conduzidos experimentos.

Os trabalhos iniciaram as 13:30 com a abertura da reunião, onde os três representantes das Associações de Arrozeiros falaram sobre suas expectativas quanto a trabalhos em parceria com a equipe SimulArroz. Em seguida foi feita uma apresentação para mostrar aos representantes das Associações de Arrozeiros como a equipe SimulArroz está estruturada e como desenvolve trabalhos em parceria com instituições públicas e privadas. Na sequencia foram apresentados resultados da parceria SimulArroz-IRGA nos projetos “Previsão de Safra de arroz no Rio Grande do Sul” e “Lacunas de produtividade de arroz irrigado e soja em terras baixas no Rio Grande do Sul”. Estes dois projetos já tem resultados de duas safras (2015/16 e 2016/17) e os resultados vem sendo divulgados em várias reuniões com extensionistas e produtores nas diferentes regiões orizicolas, pois os resultados são muito robustos, já que foram coletados em lavouras, ou seja, não são de parcelas experimentais. Após um pequeno intervalo, foram apresentados os experimentos que serão conduzidos na próxima safra pela equipe SimulArroz Fronteira Oeste em Itaqui, São Borja e Uruguaiana com as culturas da soja e arroz.

No final da tarde, após a reunião, os participantes foram até o campus da Unipampa-Itaqui para conferir como andam as áreas onde serão conduzidos os experimentos na próxima safra. As áreas estão com preparo antecipado praticamente concluído e dentro do cronograma planejado. Em cada área visitada, foi realizada uma rápida reunião de avaliação do que já foi feito e do que ainda falta fazer para iniciar os experimentos. Já era noite quando o tour pelas áreas dos experimentos foi completado. Segundo os participantes, a tarde de reunião foi muito proveitosa e agora é só continuar com os trabalhos.