
Mistura de cores torna ainda mais belos os arranjos de statice.
Cerca de 2 mil mudas da flor de corte statice (Limonium sinuatum Mill. (L.)) estão sendo introduzidas em 16 municípios do sul do país. A planta, que dá vida a delicadas flores, é o foco do Ensaio Sul-brasileiro de Statice, um trabalho conduzido em conjunto pelas Equipes PhenoGlad de instituições de ensino, pesquisa e extensão do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O experimento pretende avaliar como a espécie se desenvolve em diferentes condições edafoclimáticas, gerando informações que podem ajudar os floricultores de toda a região sul.
Do total de mudas, 1,8 mil foram produzidas pela Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o restante pelas Equipe da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos. As variedades escolhidas para o trabalho foram a Purple (flor roxa) e a Yellow (flor amarela).
O período de plantio no campo começou no fim do mês de julho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, em Júlio de Castilhos/RS. O transplante nos demais municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ocorreu na primeira quinzena de agosto. No Paraná, como a semeadura iniciou um pouco mais tarde, o transplante foi no final de agosto.
De acordo com o professor Nereu Augusto Streck, da Equipe PhenoGlad UFSM, o ensaio ocorre em campos experimentais de instituições de ensino superior, pequenas propriedades rurais e numa escola. “O objetivo é analisar e compreender a ecofisiologia, a fenologia, adaptação e a qualidade de hastes florais da statice nas condições edafoclimáticas de toda a região sul do país”, explica.
“Esses dados são essenciais para entendermos a planta e suas respostas a diferentes ambientes de produção, como feito com o gladíolo, que está se espalhando pelo Brasil através do Projeto Flores para Todos. E é um trabalho muito bonito, que envolve desde acadêmicos, pesquisadores, extensionistas, até os produtores rurais e crianças em escolas. É mais um passo do projeto Flores para Todos para entregar uma tecnologia segura para o produtor aumentar seu lucro”, acrescenta o professor.
Flores para todos
Rusticidade, alta durabilidade pós-colheita e baixo custo de produção. Essas características foram os motivos da inclusão da statice – também conhecida como flor seca – nas pesquisas da Equipe PhenoGlad. “Vamos definir como a espécie se comporta na Região Sul do Brasil e, a partir dos resultados, poderemos gerar informação prática e de qualidade para a introdução da statice no Projeto Flores para Todos”, comenta a doutoranda Regina Tomiozzo, integrante da equipe PhenoGlad UFSM.
“Existe uma demanda dos produtores e extensionistas rurais por novas alternativas para produção de flores de corte. Como a statice é ideal para cultivo a campo, acreditamos que em breve ela poderá complementar a renda de muitas famílias”, conclui Regina.
Instituições
A magnitude do ensaio é fruto de um trabalho multi-institucional, que engloba Equipes PhenoGlad de toda a Região Sul do Brasil. Participam do Ensaio Sul-brasileiro a UFSM (campi Santa Maria, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul), Unipampa (campus Itaqui), IFRS (campus Bento Gonçalves), IFSul (campi Bagé e Pelotas), EEEF Nossa Senhora Aparecida (Júlio de Castilhos), EMATER/RS-Ascar, UFSC (campus Curitibanos), IFC (campi Concórdia e Rio do Sul), Unioeste (campus Marechal Cândido Rondon), UFPR, UTFPR (campus Dois Vizinhos) e FAG-Cascavel.
Participantes
Dos 16 municípios envolvidos no estudo, nove ficam no Rio Grande do Sul: Bagé, Cachoeira do Sul, Dilermando de Aguiar, Frederico Westphalen, Itaqui, Júlio de Castilhos, Santa Maria, Pelotas, Pinto Bandeira. O Paraná tem quatro municípios participantes: Marechal Cândido Rondon, Dois Vizinhos, Cascavel e Curitiba. Já Santa Catarina é representada por Concórdia, Curitibanos e Rio do Sul.
O destaque fica por conta da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, localizada na zona rural de Júlio de Castilhos/RS. A instituição já participa há três anos do Projeto Flores para Todos e agora contribui nas avaliações das statices, plantadas na área experimental da escola.
Conectados
Para acompanhar o Ensaio Sul-Brasileiro de Statice, visite nossas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter e nosso canal Youtube.

Identidade visual do Ensaio Sul-brasileiro de Statice, uma realização das Equipes PhenoGlad dos três estados do Sul do Brasil.