Gladíolo para Dia das Mães em SC é produzido em sistema que conserva o solo


Por: Equipe PhenoGlad

 

Gladíolo para Dia das Mães está sendo cultivado no sistema de cultivo mínimo, com manutenção de palha sobre o solo, em três locais de Santa Catarina pelas equipes PhenoGlad de Curitibanos, Rio do Sul e Concórdia.

O Dia das Mães se aproxima e as plantações de gladíolo em Santa Catarina começam a florescer.

Preocupada com a sustentabilidade econômica e ambiental na floricultura, a Equipe PhenoGlad está trabalhando, NA PRÁTICA, com sistemas conservacionistas na produção de gladíolo. Desde 2017, os trabalhos das equipes PhenoGlad em Santa Catarina (Curitibanos, Concórdia e Rio do Sul) tem como um dos focos principais entender e apresentar soluções viáveis para realizar o cultivo mínimo em gladíolo visando o manejo sustentável do solo. Neste sistema, o solo quase não é revolvido e a palha é mantida cobrindo o solo para reduzir a perda de água e de solo. Os gladíolos produzidos neste sistema estão ficando prontos para serem comercializados no Dia das Mães.

Como em todos as áreas do setor produtivo, a preocupação com o aumento da eficiência do uso de recursos do meio também precisa estar na agenda da floricultura e do paisagismo. A FAO, órgão das Nações Unidas para a Agricultura, alerta que a segurança e soberania alimentar precisam estar presentes nas ações de pesquisa e extensão e que a sustentabilidade dos ecossistemas agrícolas precisará cada vez mais ser buscada, já que precisaremos produzir mais alimentos para alimentar muito mais bocas no futuro. Como o aumento horizontal (em área cultivada) será cada vez mais difícil, o aumento vertical (em produtividade) será a única alternativa para as futuras gerações. E para um aumento vertical na produtividade, a sustentabilidade econômica e ambiental só poderá ser alcançada se tivermos uma AGRICULTURA, inclusive a floricultura e o paisagismo, de SISTEMAS, onde a base é a conservação da água e do solo e a ciclagem dos nutrientes.

É por isso que nossos seguidores encontram como definição do que é a Equipe PhenoGlad nas redes sociais (Facebook/phenoglad, Instagram/phenoglad e Twitter/phenglad1) a frase: A Equipe PhenoGlad é uma equipe multidisciplinar e multiinstitucional que pensa a Floricultura e o Paisagismo como SISTEMA”. Buscamos na floricultura uma alternativa de renda ao pequeno produtor rural e que esta alternativa seja sustentável ambientalmente. No terceiro Roteiro Técnico sobre Gladíolo, que acontecerá no Instituto Federal Catarinense em Rio do Sul, SC, dia 15/05, o público poderá ver na prática o que as equipes PhenoGlad de Santa Catarina estão fazendo para produzir gladíolo num sistema que conserva água e solo e ainda cicla nutrientes. Aguardamos todos em Rio do Sul.