Chuva em novembro no RS ficou concentrada na metade norte


Por: Estudante de Meteorologia Anderson Haas Poersch e equipe SimulArroz

Figura 1- Precipitação durante a primeira quinzena (A) e a segunda quinzena (B) do mês de Novembro de 2017 para o estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch.

No mês de novembro de 2017, os acumulados de precipitação foram bem distintos nas diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul. Na primeira quinzena, os maiores volumes de precipitação ficaram basicamente concentrados nas metades norte e extremo oeste do estado (Figura 1A), sendo que em alguns desses locais superou os 75 mm apenas na primeira quinzena de Outubro, enquanto nas regiões centro-sudeste e extremo Sul os volumes ficaram abaixo dos 50.. Na Segunda quinzena do mês de outubro (Figura 1B), a precipitação foi novamente diferente entre as regiões sul e norte do estado, com os maiores volumes de precipitação na região norte e nordeste do estado (variando de 75 mm até 150 mm), enquanto no oeste e sul do estado ocorreram os menores volumes de precipitação (inferiores a 50 mm).

Figura 2- Normal Climatológica (A) e Precipitação Acumulada (B) para o mês de Novembro de 2017 no estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch.

Na maior parte do estado,  a Normal climatológica para o mês de novembro varia entre 100 a 150 mm, diminuindo na faixa leste, sul e parte da Campanha, com 75 a 100 mm (Figura 2A). A precipitação acumulada neste mês de novembro teve os maiores volumes de precipitação na metade norte do estado, com valores de 200 mm e até 250 mm (Figura 2B). Já por outro lado a metade sul do estado registrou valores inferiores a 100 mm e inclusive menores que 25 mm no extremo sul. O resultado foi de que no mês de novembro a precipitação foi acima da normal climatológica na parte norte do estado, com anomalias positivas de precipitação de em torno de 75 mm em vários locais, enquanto na parte sul do estado o destaque foi de anomalias negativas de precipitação de até 75 mm.

Com relação às culturas agrícolas de verão no RS, para a cultura do milho a precipitação dentro ou acima da normal na metade norte resultou em boa disponibilidade de água no solo para a maior parte das lavouras, que estavam mais da metade na fase mais crítica e sensível à falta de água (floração e enchimento de grãos) neste mês de novembro, gerando confiança nos produtores de boa produtividade. Para a cultura da soja, as condições de umidade do solo para semeadura e estabelecimento inicial foram boas na metade norte em função dos bons volumes de chuva, mas os baixos volumes de chuva no extremo sul vem preocupando os produtores para o estabelecimento inicial da soja em terras baixas. Para cultura do arroz, a baixa precipitação na metade sul do estado (região orizícola do RS) permitiu o avanço rápido da semeadura das lavouras principalmente na Região Central e Planície Costeira Interna e Externa, que estavam atrasadas em função dos altos volumes de chuva em outubro que proporcionaram condições de umidade excessiva no solo e apenas pequenas janelas para semeadura no mês anterior. Com relação ao trigo, principal cultura de inverno no RS, a colheita foi finalizada neste mês de novembro.

Foto de capa: Eduardo Lago – Lavoura dos irmãos. Rogério e Rudinei Cechin, Júlio de Castilhos.