Por: Estudante de Meteorologia Anderson Haas Poersch e Equipe SimulArroz

Figura 1- Precipitação durante a primeira quinzena (A) e a segunda quinzena (B) do mês de junho de 2018 para o estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch
Nesse mês de junho tivemos em geral acumulados de precipitação próximo a Normal climatológica no estado do Rio Grande do Sul. Na primeira quinzena de junho os volumes de precipitação foram inferiores dos 50 mm na parte oeste e extremo sul do estado e foram registrados bons valores de precipitação na faixa norte do estado, com índices superiores a 100 mm nesse período (Figura 1A). Na segunda quinzena do mês de junho (Figura 1B) houve mudança em relação a primeira quinzena, com os maiores acumulados na faixa central e nordeste do estado, superando os 100 mm em algumas áreas. Já no sul do estado os valores foram baixos e não superaram os 50 mm nessa quinzena.

Figura 2- Normal Climatológica (A) e Precipitação Acumulada (B) para o mês de junho de 2018 no estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch
A Normal climatológica de precipitação para o mês de junho no estado do Rio Grande do Sul é superior de 125 mm em boa parte do estado, diminuindo na Fronteira Oeste do estado onde a Normal é inferior a 125 mm (Figura 2A). A precipitação acumulada do mês de junho de 2018 (Figura 2B) teve os maiores índices de precipitação na metade norte do estado, com valores superiores a 150 mm nesse período. A faixa central e oeste do estado tiveram registros próximos de 100 mm e no sudeste e parte do sul gaúcho foram registrados baixos volumes de chuva, sendo que em muitos locais não chegou a 50 mm no mês. Deste modo podemos avaliar o mês de junho com precipitação próxima da normal climatológica em boa parte das regiões (central e oeste do estado), a região norte foi a que teve anomalias positivas de precipitação nesse mês de junho, ou seja, choveu mais que a Normal climatológica, com anomalias positivas próximas a 50 mm. Houve alguns locais com anomalias negativas de precipitação, com destaque para o sudeste do estado onde as anomalias negativas de precipitação foram em torno de 50 mm em alguns locais.
Para os próximos meses de inverno se espera em geral que a precipitação fique próximo da Normal climatológica. Já as temperaturas devem ficar próximas da Normal climatológica em julho, enquanto em agosto e setembro se espera que as temperaturas, tanto a mínima quanto a máxima, tenham anomalias positivas.
As culturas de inverno no RS como trigo, cevada e aveia estão praticamente semeadas e em fase vegetativa. As baixas temperaturas são benéficas a estas culturas nesta fase do ciclo. Nas áreas arrozeiras do estado, a hora é de intensificar o preparo antecipado onde ainda não foi feito, pois em setembro inicia o período de semeadura recomendado pelo Zoneamento de Risco Climático, principalmente na Fronteira Oeste e Campanha.