Com alcance de mais de 5 mil pessoas, Dia de Campo on line apresentou produção de flores


Mais de 5000 pessoas acompanharam on line o Dia de Campo sobre Floricultura.

Flores, conhecimento científico e agricultura familiar convergiram nessa quinta-feira (29/10) durante a realização do inédito “Dia de Campo Sobre Floricultura: Produzindo flores, gerando alternativas”, na propriedade rural da Família Cauzzo, no interior de Santa Maria (RS). O evento foi uma promoção do Projeto Flores para Todos, das Equipes PhenoGlad de todo Brasil, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Emater/RS-Ascar, e apresentou espécies de flores de corte pesquisadas pelas Equipes PhenoGlad em parceria com instituições e famílias do campo de todo o Brasil.

Durante a manhã de atividades, foram apresentadas três estações temáticas. Nelas, extensionistas, pesquisadores e estudantes falaram sobre aspectos técnicos, cultivo e manejo de flores numa linguagem simples e objetiva, de forma a aproximar os diversos públicos interessados no assunto.

Estações técnicas
A primeira espécie da programação foi o gladíolo (Gladiolus x grandiflorus Hort.), flor símbolo do Flores para Todos, que desde 2018 já teve produção de aproximadamente 80 mil hastes florais pelo projeto. A estação foi apresentada pela coordenadora da Equipe PhenoGlad na UFSM, professora Lilian Osmari Ulhmann, pelo aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFSM e integrante da Equipe PhenoGlad Elton Ferreira Lima, pela assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Monique Chaves e pelo produtor Milton Cauzzo.

“As palmas-de-santa-rita foram a primeira flor de corte incluída nesse projeto que torna a floricultura possível para dezenas de agricultores familiares, de forma sustentável e economicamente rentável”, comenta a professora Lilian Uhlmann, da Equipe PhenoGlad Santa Maria.

“Como estamos com a sexta fase do Projeto Flores para Todos em andamento, esta estação era a mais esperada pelas 97 famílias rurais e 16 escolas de 82 municípios de sete estados brasileiros em que o projeto já chegou”, comemora o professor da UFSM Nereu Augusto Streck, da Equipe PhenoGlad Santa Maria. “Um Dia de Campo é, além de um momento de troca de experiências, um momento de celebrar os bons resultados”, complementa.

A segunda estação abordou a statice (Limonium sinuatum Mill. (L.)), planta que possui diversas pesquisas em andamento pelas Equipes PhenoGlad do Brasil, e que passou a fazer parte do Flores para Todos neste semestre. Segundo o professor Nereu Streck, essa é outra planta excepcional, devido a suas características e facilidade de cultivo a campo, e por isso ela está sendo introduzida no projeto.

“A statice é uma flor exótica belíssima que se adaptou muito bem ao clima subtropical da região Sul do Brasil. Durante o evento, tentamos mostrar como ela pode ser uma ótima opção para quem pretende iniciar no setor de floricultura, e explicamos como introduzir a espécie em outras regiões mais quentes do Brasil”, ressaltou Streck.

A estação foi apresentada pelas integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM Paola Buffon (aluna de mestrado do PPGEA/UFSM) e Regina Tomiozzo (aluna de doutorado do PPG Agronomia/UFSM), pela extensionista chefe do Escritório Municipal da Emater de Dilermando de Aguiar/RS, Luana Fernandes Tironi, e pelo produtor Milton Cauzzo, que fez uma demonstração da colheita de statice no final da apresentação.

Tanto a statice quanto o gladíolo são cultivados há décadas pelo produtor Milton Cauzzo, parceiro da PhenoGlad em projetos de extensão, que compartilha parte da lavoura para estudos científicos da UFSM. O agricultor – que abriu as porteiras de sua lavoura para o dia de campo – participou das estações com a experiência de aproximadamente 30 anos de produção, e revelou dicas importantes para aqueles que pretendem trabalhar com as duas espécies florais.

A última estação apresentada foi a de girassóis de corte (Helianthus annuus), resultado de uma parceria da Equipe PhenoGlad com a Mansuino Breeding Emotions e Farao Seeds, empresas familiares italianas de melhoramento genético, que possibilitaram o cultivo experimental de seis variedades da flor de forma inédita no Brasil.

A apresentação nessa estação foi um pouco diferente. Ela foi iniciada pelas integrantes da Equipe PhenoGlad de Santa Maria Gabrielle Castilhos (aluna de graduação em Agronomia da UFSM) e Luiza Wruck (aluna do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da UFSM). Na sequência, a apresentação foi conduzida via telefone diretamente de Holambra (SP) pelo consultor internacional e representante da Mansuino no Brasil, Cesar Mauricio Torres Mar, que tem compartilhado sua expertise sobre girassóis de corte desde o início dos experimentos em lavoura (on farm), em junho deste ano. No final, o produtor Milton Cauzzo deu seu depoimento ao vivo: “O girassol teve grande aceitação e a procura está sendo cada vez maior. Os clientes nunca tiveram a oportunidade de ver um girassol bonito assim na feira com um preço bem acessível”, comentou Milton Cauzzo.

As seis variedades de girassol apresentadas nesta estação foram a Stromboli Orange, Magic Orange, Amalfi Golden, Vesuvio Tangy, Vesuvio Orange e Amalfi Orange. “Tanto as variedades precoces quanto as tardias se saíram muito bem nesse primeiro cultivo. Esperamos dar continuidade ao trabalho com essa parceria global”, acrescenta Streck.

Transmissão online
Devido à pandemia de Covid-19, o Dia de Campo Sobre Floricultura teve público presencial restrito a poucas pessoas. Por isso, o evento foi transmitido pelo Facebook da Equipe PhenoGlad. Quem assistia pelos computadores e dispositivos móveis, teve a chance de fazer perguntas ao vivo pelo chat, que eram repassadas pela organização aos apresentadores.

“Foi um desafio realizar pela primeira vez um dia de campo totalmente online, pois havia o risco de falhas técnicas. Mas graças ao empenho e trabalho focado da Equipe PhenoGlad em parceria com a Fluída Assessoria de Comunicação, no final deu tudo certo e a experiência foi um sucesso, pois tivemos um alcance de mais de 5 mil pessoas ao redor do mundo. Nem todos as dúvidas puderam ser respondidas ao vivo, em virtude do tempo de programação, mas estamos tentando atender a todos que nos questionaram ao longo das apresentações. O importante é compartilhar conhecimento. Esse é o nosso papel, e o objetivo do evento”, explica o professor Nereu Streck.

Confira a transmissão das três estações técnicas:
Gladíolo
Statice
Girassol de Corte

Autoridades na abertura
O público presencial foi restrito a alguns extensionistas da Emater/RS-Ascar que coordenam o Projeto Flores para Todos em seus municípios, dois produtores do Projeto Flores para Todos no município de Dilermando de Aguiar (RS), do diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, de Júlio de Castilhos (RS) – primeira escola a ingressar no Projeto Flores para Todos – professor José Alencar Zanon, e autoridades da UFSM e da Emater/RS-Ascar. Entre os convidados, estiveram presentes o magnífico reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, o pró-reitor substituto de Extensão da UFSM, professor Rudiney Soares Pereira, o diretor do Centro de Ciências Rurais da UFSM, professor Sandro Luis Petter Medeiros, e o gerente regional da Emater RS-Ascar de Santa Maria, Guilherme Godoy dos Santos. Confira a transmissão da abertura do evento.

Organização
O dia de campo só foi possível graças ao esforço de seis meses que envolveu dezenas de pessoas, entre integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM, extensionistas da Emater-RS/Ascar e empregados e família Cauzzo. “É preciso registrar aqui o meu agradecimento, em nome da Equipe PhenoGlad, a todos que ajudaram nessa iniciativa. E também àqueles que nos acompanham e nos incentivam pelas redes sociais. Estamos levando os resultados da pesquisa acadêmica cada vez mais longe”, finaliza Streck.

Apoiadores
Um evento desta envergadura só poderia ser realizado com sucesso graças ao apoio de grandes parceiros da Equipe PhenoGlad, explica o professor Nereu. Registramos nosso agradecimento aos nossos apoiadores, que sempre acreditaram no sucesso:
– Mansuino Breeding Emotions
– Farao by Renato Faraone Mennella
– Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO)
– Associação Riograndense de Floricultura (AFLORI)
– Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR)
– Fluída Assessoria de Comunicação
– Pró-Reitoria de Extensão da UFSM
– Centro de Ciências Rurais da UFSM
– Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFSM
– Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFSM
– Departamento de Fitotecnia da UFSM

 

Deixe um comentário