Girassóis de corte foram a novidade na sétima fase do projeto Flores para Todos


A geografia do Projeto Flores para Todos no Brasil após completada a sétima fase em julho de 2021.

A sétima fase do Projeto Flores para Todos iniciou no mês de janeiro e o desenvolvimento das culturas ocorreu durante o primeiro semestre de 2021, com foco na produção de flores principalmente para o mês de maio, quando é comemorado o Dia das Mães. Com a finalização desta fase, os números do projeto registram um alcance de 109 famílias do meio rural e 16 escolas do campo em 8 estados do Brasil, com produção de 90 mil hastes florais de gladíolo, 25 mil hastes florais de Statice e 2 mil hastes florais de Girassóis de corte. Na sétima fase, além das espécies que já vinham sendo cultivadas (o Gladíolo e a Statice), foi introduzido o cultivo dos girassóis de corte.

Produção de gladíolos em Mato Leitão. Na foto, a família produtora, juntamente com o extensionista da EMATER/RS-ASCAR Rudinei exibem a produção dos gladíolos que iniciou na 5° fase do projeto e permanece até a fase atual, agregando renda à família.

Durante essa etapa do Projeto, dez produtores rurais e uma Escola rural em cinco municípios do Rio Grande do Sul (Cachoeira do Sul, Dilermando de Aguiar, Júlio de Castilhos, Santa Maria e Venâncio Aires) e três municípios do estado de Santa Catarina (Brunópolis, Herval d’Oeste e Rio do Sul) realizaram o cultivo dos girassóis de corte. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Aparecida, na localidade de São João dos Melos, pertencente ao município de Júlio de Castilhos/RS, que  participa do projeto desde a segunda fase, em 2018, esteve novamente fortalecendo a parceria através de sua  presença na sétima fase. Cada um dos produtores e a Escola cultivou de 200 a 300 plantas dos girassóis de corte. As Equipes PhenoGlad  de Santa Catarina e do RS e os extensionistas da EMATER/RS-ASCAR prestaram assistência aos produtores, desde a semeadura  até a reta final, na colheita das flores.

 

O município de Carazinho – RS realizou o cultivo dos gladíolos nessa fase do projeto, na propriedade da família de Daniele Bandeira Pinzon, Coordenadora da Equipe PhenoGlad no município. Cada produtor e escola, ao participar do projeto com o cultivo dos gladíolos recebe as orientações sobre o manejo da cultura através da assistência da Equipe PhenoGlad juntamente com os extensionistas da EMATER-RS/ASCAR. A principal ferramenta de gestão para o cultivo do gladíolo dentro do Projeto Flores para Todos é o app PhenoGlad Mobile-RS, disponível para os aparelhos móveis com sistema Android.

Com relação à cultura da Statice, durante a sétima fase do projeto, foi realizado o Ensaio de Produção na Entressafra da cultura em quatro municípios do Rio Grande do Sul (Ivoti, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Júlio de Castilhos)  e se estendeu ao estado de Santa Catarina, cultivados em dois municípios (Rio do Sul e Curitibanos).

Durante o período de pandemia, a Equipe PhenoGlad tomou todas as medidas de precaução, mantendo o distanciamento e aderindo a todos os cuidados para evitar a proliferação da Covid-19. As visitas técnicas, tanto por parte da EMATER/RS-ASCAR, quanto por parte das Equipes PhenoGlad nos produtores mais próximos seguiram sendo realizadas de forma presencial, respeitando as normas de biossegurança.

 

Equipe PhenoGlad visitou a produção de statice na entressafra realizada pelo produtor Laerte Correa em Ivoti/RS durante a setima fase do Projeto Flores para Todos, Data da foto: 06/05/2021

Nos produtores e escolas mais distantes, a assistência foi realizada à distância, via grupos de Whatsapp e redes socias da Equipe. Dessa forma a Equipe PhenoGlad pôde fornecer as informações e dar o auxílio necessário para a continuidade do projeto nos produtores e escolas, mesmo durante o período de distanciamento social.

Municípios que cultivaram os girassoís de corte na sétima fase do projeto Flores para Todos no 2º semestre de 2020
Rio Grande do Sul
– Cachoeira do Sul (Família de Maria Elza Silva de Carvalho e Diesser Artier Mota)
– Júlio de Castilhos (EEEF Nossa Senhora Aparecida e EEEF Carlos Gomes)
– Venâncio Aires (Família Siqueira)
– Dilermando de Aguiar (Famílias de Vanuza Saccol, Márcia Luciane da Silva e Maria Isabel da Silva)
– Santa Maria (Família de Milton Cauzzo)

Santa Catarina
– Brunópolis (Familia Valdair Longhi)
– Rio do Sul (Hilda Ricobom e a Vandreia Teixeira)

-Herval D´Oeste (Horticultura Alberguini)

 

Para concluir a Sétima fase do Projeto, foi realizada a entrega de resultados das culturas de Statice e Girassol, nos dias 05/08 e 09/08, respectivamente. Um ano de pesquisa on farm mobilizou as Equipes PhenoGlad, produtores e extensionistas dos três estados do Sul do Brasil para estudar a adaptação da statice, flor que faz parte do projeto Flores para Todos, da UFSM. O encontro aconteceu de forma remota e contou com 54 participantes de diversas partes do Brasil, desde o Piauí e Pará até o Rio Grande do Sul. Da mesma forma ocorreu com a reunião do girassol, com mais de 60 participantes entre produtores, extensionistas e integrantes das Equipes PhenoGlad de instituições de várias partes do Brasil. Além dos produtores da sétima fase, que concluíram o cultivo em julho/2021, participaram também os produtores de 19 municípios brasileiros que irão fazer o cultivo dos girassóis de corte durante a oitava fase do Projeto Flores para Todos, que acontecerá neste segundo semestre de 2021 desde Teresina/PI até Rio Grande/RS. 

 

As reuniões de entrega de resultados são os momentos mais importantes do projeto comenta o Professor Nereu Augusto Streck, da Equipe PhenoGlad da UFSM. Este é o momento de reunir os “jogadores” que atuaram nas quatro linhas e fizeram as coisas acontecer, que são os produtores e suas famílias, os extensionistas da EMATER/RS-ASCAR e os integrantes das Equipes PhenoGlad nos estados brasileiro onde o projeto acontece, comemora Streck. Nas reuniões estiveram presentes o Presidente da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais Professor Petterson Baptista da Luz, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Cáceres/MT, a Editora Chefe da Revista Ornamental Horticulture e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Plantas Ornamentais no vale do São Francisco (GPVASF) da Equipe PhenoGlad na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Professora Markilla Beckmann-Cavalcante, do Gerente Adjunto da Emater/RS-Ascar Carlos Correa da Rosa e da Coordenadora da Equipe PhenoGlad em Curitibanos/SC Professora na Universidade Federal de Santa Catarina Leosane Cristina Bosco. Presentes na reunião de entrega de resultados do girassol, estavam o César Mauricio Torres Martinez, Representante no Brasil da Mansuino Breeding Emotions, participou de Bogotá/Colombia, a Profª Dra. Mônica Aparecida Aguiar dos Santos, Coordenadora de Extensão da UFSC – Curitibanos representou o estado de Santa Catarina na 7ª fase do Projeto Flores Para Todos,  o Dr. Guilherme Godoy dos Santos, Gerente Regional da EMATER/RS-ASCAR, representou os produtores da Regional de Santa Maria na 7ª fase do Projeto Flores Para Todos e o Magnifico Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Prof. Paulo Afonso Burmann.

 

Equipe PhenoGlad
A PhenoGlad é uma Equipe multidisciplinar e multi-institucional que pensa a floricultura e o paisagismo de forma sistêmica, com princípios baseados na ciclagem de nutrientes, na promoção da vida e na sustentabilidade social, ambiental e econômica da propriedade rural. Busca nas suas ações de pesquisa e extensão apresentar soluções para a intensificação sustentável da produção de plantas ornamentais, com foco nas demandas dos pequenos empreendimentos rurais e na entrega de uma floricultura sustentável para as futuras gerações de modo a atrair e manter as famílias no campo.

Entre as instituições que fazem parte da Equipe PhenoGlad estão a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Santa Maria, Campus Frederico Westphalen e Campus Cachoeira do Sul, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Itaqui, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul e Campus Concórdia, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Bagé e Campus Pelotas, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Dois Vizinhos, Campus Santa Helena e Francisco Beltrão, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Fundação Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus Marechal Candido Rondon, a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama e Coronel Vivida, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Curitiba e Campus Palotina, Mater Dei – Campus Pato Branco, o Colégio Agrícola de Palotina e Toledo, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Estadual da Região Tocantins do Maranhão (UEMASUL) – Imperatriz/MA, a Emater/RS-Ascar, o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná, a Emater do Distrito Federal e a Agraer do Mato Grosso do Sul.

Fique atualizado
Para ficar por dentro de todas as novidades do Flores para Todos e acompanhar conteúdos inéditos sobre floricultura e paisagismo, acompanhe nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter e de nosso canal no YouTube.

Mais imagens da sétima fase do projeto Flores para Todos – Primeiro semestre de 2021 – Brasil

Deixe um comentário