Precipitação em maio ainda ficou um pouco abaixo da normal na maior parte do RS


Por: Estudante de Meteorologia Anderson Haas Poersch e Equipe SimulArroz

Figura 1- Precipitação durante a primeira quinzena (A) e a segunda quinzena (B) do mês de maio de 2018 para o estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch

Nesse mês de maio ainda tivemos em geral baixos acumulados de precipitação sobre o estado do Rio Grande do Sul. Na primeira quinzena de Maio os volumes de precipitação foram inferiores dos 50 mm em grande parte do estado, apenas na Fronteira Oeste os volumes foram superiores aos 100 mm nesse período (Figura 1A). Isso se explica basicamente pela presença de um bloqueio atmosférico que impedia a passagem de frentes frias sobre o estado, causando um tempo mais seco no período na maioria das áreas. Na primeira quinzena de forma geral houve pouca frequência das chuvas e ainda foi em forma de pancadas isoladas e fracas. Na segunda quinzena do mês de Maio (Figura 1B), houve uma mudança em relação a primeira quinzena. Com o enfraquecimento do bloqueio, nessa quinzena os maiores acumulados foram na metade norte do estado, com valores superiores a 50 mm e pontos no noroeste registraram valores superiores a 100 mm período, enquanto na metade sul os valores foram inferiores aos 50mm.

Figura 2- Normal Climatológica (A) e Precipitação Acumulada (B)para o mês de Maiol de 2018 no estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch

A Normal climatológica de precipitação para o mês de maio no estado do Rio Grande do Sul é superior de 125 mm em boa parte do estado, diminuindo na faixa leste do estado onde a Normal é inferior 125 mm (Figura 2A). A precipitação acumulada do mês de maio de 2018 (Figura 2B) teve os maiores volumes de precipitação basicamente na metade norte e Fronteira Oeste do estado, com alguns pontos se aproximando dos 200 mm (caso de Santana do Livramento). Na maior parte do estado, a precipitação foi superior aos 75 mm e apenas parte da região central e sudeste do estado tiveram acumulados inferiores. Com isso podemos avaliar o mês de maio com precipitação abaixo da normal climatológica em boa parte das regiões (central e praticamente todo a região leste do estado) com anomalias negativas próximas a 50 mm. Houve alguns locais com anomalias positivas de precipitação, com destaque para o noroeste e fronteira oeste do estado onde as anomalias positivas de precipitação foram em torno de 50 mm em alguns locais.

A colheita da soja e do arroz foi finalizada no RS. A partir de agora, o foco dos produtores gaúchos passa a ser as culturas de inverno. Na região arrozeira do estado, o preparo antecipado das áreas está sendo realizado, visando ter as lavouras em condições para a semeadura no período de maior potencial produtivo do arroz (setembro e outubro).