Fevereiro é marcado por precipitação abaixo da média no Rio Grande do Sul


Por: Estudante de Meteorologia Anderson Haas Poersch e Equipe SimulArroz

Figura 1- Precipitação durante a primeira quinzena (A) e a segunda quinzena (B) do mês de fevereiro de 2018 para o estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch.

Nesse mês de fevereiro tivemos em geral baixos acumulados de precipitação sobre o estado do Rio Grande do Sul. Na primeira quinzena de fevereiro, os volumes de precipitação foram inferiores dos 50 mm em praticamente todas as regiões do estado, apenas alguns pontos na região central do estado com valores próximos aos 75 mm (Figura 1A), com chuvas de forma geral em forma de pancadas isoladas. Na segunda quinzena do mês de fevereiro (Figura 1B), ocorreram volumes maiores de precipitação em relação a primeira quinzena em algumas regiões do estado, destacando-se a região central com volume superior a 75 mm, e novamente as regiões que receberam os menores volumes de precipitação foram as regiões de fronteira com o Uruguai e Zona Sul, com valores inferiores a 50 mm nesse período.

Figura 2- Normal Climatológica (A) e Precipitação Acumulada (B)para o mês de Fevereiro de 2018 no estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Imagens: Anderson Haas Poersch.

A Normal climatológica de precipitação para o mês de fevereiro para o estado do Rio Grande do Sul (Figura 2A), indica que na maior parte do estado a chuva normal é superior de 125 mm , diminuindo na faixa leste e zona sul do estado, com valores inferiores 125 mm. Em relação a precipitação acumulada do mês de fevereiro de 2018 (Figura 2B) podemos observar que os maiores volumes de precipitação aconteceram nas regiões central, metropolitana e região de Canguçu, com valores superiores a 100mm nessas áreas, mas o extremo sul e sudoeste (Campanha) do estado mais uma vez receberam os menores volumes de precipitação, inferiores a 50 mm. Com isso, o mês de fevereiro teve precipitação abaixo da normal climatológica na maioria das regiões do estado, com destaque para regiões de fronteira com o Uruguai onde as anomalias negativas de precipitação foram em média de 75 mm. Poucos locais tiveram precipitação próxima ou dentro da média nas regiões central, metropolitana e região de Canguçu.

A persistência da pouca chuva na Zona Sul e Campanha do estado, que vem marcando os meses de verão este ano, agravou a deficiência hídrica nas lavouras de soja nestas regiões, pois a capacidade de armazenamento de água nos solos destas regiões é baixa.